quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Padova - Itália

Pádua (italiano: Padova, América: Patavium, Veneziano: Padoa) é uma cidade e comuna no Vêneto, norte da Itália. É a capital da província de Pádua e de comunicações e centro econômico da região da população de Pádua são 212.500 habitantes, (cidade é por vezes incluídas, em Pádua, Veneza, Área Metropolitana, tendo uma população de 1.600.000. habitantes.
Pádua fica no Rio Bacchiglione, 40 km a oeste de Veneza e 29 km a sudeste de Vicenza. O rio Brenta, que já correu pela cidade, ainda toca os bairros da zona norte. Sua configuração agrícola é a Veneta Pianura. Para o sudoeste da cidade encontra-se a Hills Euganaean, elogiado por Lucan e Marciais, Petrarca, Ugo Foscolo, e Shelley.
Abriga a famosa Universidade de Pádua, quase 800 anos e famoso, entre outras coisas, por ter sido Galileu Galilei entre seus palestrantes.
A cidade é pitoresca, com uma densa rede de arcadas ruas abertura em grande condomínio Piazze, e muitas pontes que atravessam os vários ramos do Bacchiglione, que antes rodeava as paredes antigas como um fosso.

Pádua passou sob o domínio de Veneza em 1405, e assim a maioria permaneceu até a queda da República de Veneza em 1797.
Houve apenas um breve período em que a cidade mudou de mãos (em 1509) durante as guerras da Liga dos Cambray. Em 10 de dezembro de 1508, representantes do papado, a França, o Sacro Império Romano, e Fernando I de Espanha concluiu a Liga de Cambray contra a República. O acordo previa o desmembramento do território completo de Veneza, em Itália e para a sua partição entre os signatários: Sacro Imperador Maximiliano I de Habsburgo foi para receber Pádua, além de Verona e outros territórios. Em 1509, Pádua foi tomada por apenas algumas semanas por simpatizantes Imperiais. Tropa veneziana rapidamente recuperou e defendeu com sucesso Pádua durante o cerco pelas tropas imperiais. ( Cerco de Pádua (1509) ). A cidade foi governada por dois nobres de Veneza, um Podestà para uso civil e um capitão de assuntos militares. Cada um foi eleito por dezesseis meses. Nestes governos, há pequenas e grandes conselhos municipais de negócios continuaram a descarga e para aplicar a legislação Paduan, previstas nos estatutos de 1276 e 1362. O tesouro foi gerido por dois eunucos, e de cinco em cinco anos, os paduanos enviou um dos seus nobres a residir como núncio em Veneza, e para assistir os interesses de sua cidade natal.
Em 1797, a República de Veneza foi varrida do mapa pelo Tratado de Campo Formio, Pádua e foi cedido ao Império Austríaco. Após a queda de Napoleão , em 1814, a cidade se tornou parte do Reino da Lombardia-Venécia.
Os austríacos eram impopulares com círculos progressistas no norte da Itália. Em Pádua, o ano das revoluções de 1848 viu uma revolta estudantil que, em 08 de fevereiro voltou a Universidade e as Pedrocchi Caffè em campos de batalha em que os estudantes e Padovani comuns lutaram lado a lado.
Sob domínio austríaco, Pádua começou o seu desenvolvimento industrial, um dos primeiros italianos trilhos, Pádua, Veneza, foi construído em 1845.
Em 1866, a batalha de Königgrätz Itália deu a oportunidade para empurrar os austríacos da velha república de Veneza e Pádua como o resto do Veneto foi anexado ao recém-unidos Reino da Itália. Anexa à Itália durante 1866, Pádua foi o centro da região mais pobre do norte da Itália, como Veneto foi até 1960. Apesar disso, a cidade floresceu nas décadas seguintes tanto econômica quanto socialmente, desenvolvendo sua indústria, sendo um importante mercado agrícola e ter um importante centro cultural e tecnológico muito como a Universidade. A cidade também foi palco de um comando militar importante e muitos regimentos. Pádua tem sido famosa por sua universidade, fundada em 1222. Sob o domínio de Veneza, a universidade era governada por um conselho de três patrícios, o chamado Riformatori dello Studio di Padova. A lista dos professores e alunos é longa e ilustre, contendo, entre outros, os nomes de Bembo, Sperone Speroni , o anatomista Vesalius , Copérnico , Falópio , Fabrizio d'Acquapendente, Galileu Galilei , Pietro Pomponazzi , Reginald, mais tarde cardeal Pole , Scaliger , Tasso e Sobieski . É também onde, em 1678, Elena Lucrezia Cornaro Piscopia tornou a primeira mulher no mundo pós-graduação. A universidade acolhe o mais antigo teatro de anatomia, construído em 1594.
A universidade também abriga o mais antigo jardim botânico (1545) no mundo. O Jardim Botânico de Orto Botanico di Padova foi fundada como o jardim de ervas curativo ligado a Universidade de faculdade de medicina. Ela ainda contém uma importante colecção de plantas raras.
O lugar de Pádua na história da arte é quase tão importante como o seu lugar na história da aprendizagem. A presença da universidade atraiu muitos artistas ilustres, como Giotto, Fra Filippo Lippi e Donatello, e para a arte nativa não havia escola de Francesco Squarcione, de onde emitiu o grande Mantegna.
Pádua tem duas estações de trem aberto para o serviço de passageiros, com o nome da cidade. A estação tem 11 plataformas e, por vezes, é incorretamente referido como "Padova Centrale", é uma das maiores estações na Itália. Mais de 450 comboios por dia deixar Pádua. A estação é usada por mais de 20 milhões de passageiros por ano. Outras estações de trem são Padova Ponte di Brenta (logo para ser fechado), Padova San Lazzaro (previsto), Padova Campo di Marte, sem serviço de passageiros já foi usado como uma estação de carga que poderia se tornar uma das estações do "Servizio Ferroviário Metropolitano Regionale”. De Padova, comboios de alta velocidade para ligar Milão, Roma, Bolonha, Florença e Veneza, sendo possível chegar a Milão, em 1h e 51 min, Roma, em 3 horas e 20 min e Veneza em 20 minutos.

Nenhum comentário: