quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lisboa - Portugal

Lisboa, capital de Portugal, é um importante destino para turistas com vários pontos turísticos interessantes. Situada à beira do Atlântico, Lisboa é uma das raras cidades da Europa Ocidental de frente para o oceano e utiliza o mar como um elemento que define a cidade. Os turistas em Lisboa se encantam com as suas construções de pedra calcária branqueada, becos íntimos, e um charme descontraído que a torna um destino turístico popular.

Lisboa ergue-se nas suas 7 colinas sobre o rio Tejo, banhada por uma luz única. Capital de Portugal desde a sua conquista aos Mouros em 1147, Lisboa é uma cidade lendária com mais de 20 séculos de história e o mais importante pólo turístico do País. São variados os pontos de interesse turístico da cidade, mas alguns são absolutamente imperdíveis.Dos edifícios pombalinos da Baixa, com fachadas de azulejos, às estreitas ruas medievais dos Bairros típicos de Alfama e do Bairro Alto, onde à noite se pode ouvir o fado e usufruir de um divertida vida noturna, aos inúmeros museus e lojas, Lisboa é uma cidade com várias opções.
É o caso do Castelo de S. Jorge, de onde se avista Lisboa em toda a sua magnificência, passando pela velha Mouraria, pela Sé Patriarcal, pela Baixa Pombalina, o Mosteiro dos Jerónimos, exemplo mais marcante do estilo manuelino, classificado pela UNESCO como "Património Cultural de toda a Humanidade"; a Torre de Belém, construída na época dos Descobrimentos, a Basílica da Estrela.

Nos arredores da cidade, Sintra merece uma visita por todo o seu ambiente romântico, para o qual contribuíram em muito variados escritores da literatura internacional. Saliente-se como pontos de interesse o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, o Cabo da Roca, conhecido como o ponto mais ocidental da Europa, Sintra e o Palácio Nacional da Pena cuja construção remonta a 1839.
Na vila de Sintra, passeiam-se carruagens de cavalos que conduzem os turistas pelas maravilhosas quintas com séculos de histórias. Perto dali fica o Palácio de Queluz e o Convento de Mafra, maior monumento religioso de Portugal, Cascais, Estoril e Ericeira, destinos turísticos de eleição da região que encantam pelas suas praias.
Lisboa revela a sua vocação de cidade animada durante os festejos dos Santos Populares, no mês de Junho. No dia 13 de Junho comemora-se o feriado de Santo António, Santo Popular da cidade, já que o Padroeiro da cidade é São Vicente de Saragoça.
A Região de Lisboa tem um rico património gastronómico, com uma grande variedade de restaurantes nacionais e de cozinha internacional.

A proximidade da costa, ditam a predominância de peixe fresco e marisco nos pratos da região. É o caso das sardinhas assadas, as amêijoas "à Bulhão Pato", sopas de peixe "à fragateira" e variados pratos à base de bacalhau. Entre a sortida doçaria, os pastéis de Belém são imperdíveis.
Outras especialidades típicas do distrito são os queijos de cabra e de ovelha do Sobral de Monte Agraço e de Azeitão, os folhados da Malveira e o "pão de ló" de Loures, os saborosos doces de noz e ovos de Cascais, as "queijadas" de Sintra; os vinhos de Colares, Bucelas, Setúbal, Carcavelos e o vinho "moscatel" de Setúbal.os pontos de interesse turístico da cidade, mas alguns são absolutamente imperdíveis.
..provavelmente a mais fascinante, apaixonante e satisfatória de todas as cidades da Europa! Com céu azul todo o ano e um Inverno ameno, este destino oferece oportunidades de compras fabulosas de “etiqueta de criador”, uma vida noturna fantástica, empolgantes panoramas da cidade e do rio e um ambiente pitoresco onde elétricos antigos vos levarão através das estreitas ruelas empedradas até aos excelentes novos hotéis nas largas avenidas: o prático do antigo funde-se com a sofisticação do século XXI.

A uma curta viagem de distância a Costa de Lisboa tem algumas das melhores praias de areia em Cascais e no Estoril; aldeias piscatórias como Sesimbra mais as florestas e a mágica arquitetura de Sintra com os seus palácios reais e vistas deslumbrantes desde Lisboa ao selvagem Atlântico. Se isto não lhe chegar, poderá dar uma volta de barco pelo Sado ou pelo Tejo para uma vista náutica da costa.
Os sofisticados centros comerciais de Lisboa, os excelentes a gastronomia e a cultura combinam com o clima para fazer deste o melhor dos destinos, 12 meses por ano. Com tanto que Lisboa tem para oferecer perguntará a si próprio porque não a visitou mais cedo!
Existem centenas de locais que deverá visitar em Lisboa. Alguns estão escondidos entre as estreitas ruelas da cidade, por isso o melhor que tem a fazer é aventurar-se e descobri-los! Repleta de história antiga e um estilo de vida contemporâneo, Lisboa combina na perfeição o novo e o velho.
Descendo o Chiado e o Bairro Alto, encontrará alguns dos mais modernos restaurantes e bares de Lisboa. Durante o dia as ruas enchem-se de multidões animadas a passear pelos museus de arte moderna, pelas lojas de marca, pelas galerias de arte, pelos cafés ou pelas mercearias que vendem produtos gourmet.
Desde a Baixa até à Praça do Marquês de Pombal verá uma Lisboa diferente, com teatros, estações de comboio, cafés e grandes praças onde passear. Dirija-se até Belém para ver o majestoso Mosteiro dos Jerônimo, a famosa Torre de Belém e os muitos museus que a rodeiam. Não se esqueça de provar os famosos Pastéis de Belém.

A Torre de Belém, um dos monumentos mais importantes de Lisboa, e da Arquitetura Manuelina, foi construída entre 1512 e 1521, para comemorar a expedição de Vasco da Gama e o descobrimento da Índia. A Torre, que tem uma altura de 35 metros, divididos por quatro andares, foi usada como bastião de defesa da costa de Belém, para além de também ter sido usada como prisão e até como Alfândega. Alguns historiadores são da opinião que, devido à sua altura e falta de integração com o restante da paisagem, a Torre tivesse, como principal objetivo, ser um posto avançado da Alfândega.
A Praça de Touros do Campo Pequeno foi inaugurada em 1892, e tornou-se um emblema da cidade de Lisboa devido à sua monumentalidade e beleza. A sua arquitetura foi inspirada na Praça de Touros de Madrid. Em 2006 e após uma completa renovação, a Praça de Touros do Campo Pequeno re-abriu ao público como um espaço multiusos, onde para além das tradicionais touradas, que ali ainda se realizam, poderá encontrar vários restaurantes, parque de estacionamento e um centro comercial

Nenhum comentário: