quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fátima - Portugal


O nome da cidade (antigamente aldeia e depois vila) vem do nome árabe Fátima (Fāţimah, Árabe: فاطمة ). Existe o conto não confirmado que a topónomo deriva de uma princesa moura local de nome Fatima que, depois de haver sido capturada pelo exército cristão durante a Reconquista, foi dada em casamento a um conde de Ourém. Aceitando o cristianismo, foi baptizada recebendo o nome de Oriana em 1158. Às terras serranas o conde deu o nome de Terras de Fátima, em memória dos seus ancestrais, e ao condado o nome de Oriana, depois Ourém.
Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto), que aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, no lugar da Cova da Iria. A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.
Fátima, a maior freguesia do concelho de Ourém, distrito de Santarém, é um importante centro de peregrinação para o mundo católico. Situa-se a cerca de 11 km de Ourém, 25 km de Leiria, 120 km de Lisboa, 180 km do Porto e está aproximadamente a 300 metros acima do nível do mar, em pleno maciço calcário estremenho. As formações das Serras de Aire e Candeeiros conferem-lhe uma paisagem árida, um solo rochoso e calcário onde só a azinheira, o carvalho português, o medronheiro, o sanguinho ou zanguinho, a figueira e a oliveira, conseguem resistir às condições adversas que o clima e território apresentam.O nome topográfico Fátima tem origem moura pois Fátima era o nome da filha de Maomé, o grande profeta do Islão. Hoje, Fátima indica a povoação central, sede da freguesia do mesmo nome que ainda hoje conserva reminiscências da sua ruralidade em cisternas, moinhos de vento e outros elementos da arquitectura feita de pedra e cal, como se pode apreciar nas aldeias da Aljustrel, Eira da Pedra, Amoreira, Giesteira, Boleiros, Ramila, Gaiola, Pedreira, Casal Farto e Moita, entre outras, todas dignas de visita.
A Freguesia de Fátima foi fundada em 1568, após a sua desagregação da Colegiada de Ourém. Até 1917, Fátima era uma aldeia desconhecida que nasceu num descampado, voltada para a pastorícia e para a agricultura de sequeiro. Foram os marcantes fenómenos religiosos das Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos que desencadearam a fixação de gentes que enveredaram pelo comércio, restauração e hotelaria, em resposta às solicitações dos peregrinos, abandonando a tradicional agricultura de subsistência em proveito dos novos empregos emergentes.
Fátima foi elevada a vila em 1977 e a cidade em 1997 e tem actualmente cerca de 10.000 habitantes. Serve os residentes com todos equipamentos sociais próprios de uma cidade, mas também os turistas e peregrinos, com alojamento e restauração de qualidade, museus e lojas, e uma excelente rede viária, em que a A1 é a principal porta de entrada.
A cerca de dois quilómetros de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram as três crianças, a quem Nossa Senhora apareceu, em 1917. Dois quilómetros a oeste de Fátima, estende-se a Cova da Iria, o lugar onde Nossa Senhora apareceu cinco vezes aos videntes, pela primeira vez a 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um rebanho na Cova da Iria. Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto, de 10, 9 e 7 anos, respectivamente, avistaram sobre uma azinheira uma luz envolvendo uma Senhora que lhes falou pedindo-lhes para rezarem e convidando-os a voltar nos meses seguintes. Para ocidente, próximo de Aljustrel, numa colina onde prevalece o cultivo das oliveiras, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, uma vez na Primavera e outra no Outono de 1916, o Anjo apareceu aos três Pastorinhos.
Entre Aljustrel e a Loca do Cabeço, num pequeno vale chamado Valinhos, encontramos o local onde a Virgem apareceu também uma vez aos três Pastorinhos, a 19 de Agosto de 1917.
Fátima, Altar do Mundo, resulta de todo um processo evolutivo apoiado em marcos decisivos como a construção de um arco de madeira com uma cruz para assinalar o local das Aparições. A pequena árvore a pouco e pouco foi desaparecendo levada por peregrinos. A 6 de Agosto de 1918, com as esmolas dos fiéis iniciou-se a construção de uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora, feita de pedra e cal coberta de telha com 3,30 metros de comprimento, 2,80 metros de largura e 2,85 metros de altura. Foi a primeira construção do actual recinto de oração. A primeira cerimónia oficial do Bispo de Leiria ocorreu na Cova da Iria em 1927, o lançamento da primeira pedra da Basílica em 1928, a vinda ao Santuário do Papa Paulo VI, em Maio de 1967, as visitas do Papa João Paulo II em 1982, em 1991 e em 2000 aquando da Beatificação dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, mais recentemente, a construção da Igreja da Santíssima Trindade a inaugurar em Maio de 2007, e a trasladação do corpo da Irmã Lúcia, do Convento Carmelita de Santa Teresa, em Coimbra para a Basílica de Fátima, no dia 19 de Fevereiro de 2006.
Hoje o Santuário de Fátima acolhe em peregrinação e oração muitos milhares de pessoas vindas de todo o mundo. De Maio a Outubro, nos dias 13 de cada mês e durante todo o ano, cerca de seis milhões de peregrinos percorrem anualmente os caminhos de Fátima para estar mais perto do local onde três pequenos pastores – Jacinta, Francisco e Lúcia - afirmam ter visto a Virgem Maria.
Na simplicidade universal da sua mensagem de Paz, Fátima é um espaço de silêncio e meditação. Fátima espera-nos...

Nenhum comentário: