segunda-feira, 5 de setembro de 2011

a Lagoa dos Patos - RS

A Lagoa dos Patos, localizada no extremo sul do Brasil, é uma das maiores lagunas costeiras do mundo com seus 265 km de comprimento e 10,000 km²; de superfície. O Estuário da Lagoa dos Patos estende-se por mais de 900 km²; na parte mais ao sul da Lagoa. O estuário é localizado próximo a região urbana da cidade de 200,000 habitantes de Rio Grande (32° 03 ' S, 52° 05 ' W). A Lagoa dos Patos tem forma alongada, desenvolvendo-se aproximadamente na direção SW-NE, paralela ao litoral riograndense do qual se separa por uma longa restinga de cerca de 240 Km. Na Lagoa dos Patos a navegação é feita por embarcações fluviomarítimas de até 5,10m de Calado, numa extensão de 250 Km, entre Rio Grande e Porto Alegre (RS). A profundidade em alguns pontos é mantida por dragagem constante e sistemática, que garantem o acesso das embarcações de cabotagem e de longo curso a Porto Alegre. Os comboios integrados que por lá navegam, eventualmente, sofrem atuação dos fortes ventos, que encrespam as águas, tornando a navegação difícil. O sul do Brasil reserva grandes belezas naturais que às vezes não conhecemos por associar praia prontamente à região Nordeste. Um bom exemplo é a praia de Lagoa dos Patos, amplamente visitada por turistas de todo o país pela sua beleza natural.
Por lá hái lindos rochedos na tonalidade caramelo que são banhados por uma correnteza amena, pois as águas de Lagoa dos Patos são bem calmas e dá para tomar banho tranqüilo. Na beira mar há muitos bares e restaurantes que funcionam o ano todo com muitos petiscos e frutos do mar pescados na mesma região. No verão, muitos shows para turistas e festas de feriados locais como comemorações religiosas. A praia fica próxima a cidade de São Lourenço do Sul, a cerca de 196 quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. O local tem uma localização privilegiada em relação ao sol, já que fica mais longe do Equador, deixando o clima ameno mesmo em horários de pico, o que permite uma boa diversão sem cansar.Ao sul, a Lagoa dos Patos comunica-se com o mar entre os Municípios de São José do Norte e Rio Grande, através do Canal do Norte na Barra do Rio Grande, onde foram construidos dois molhes de pedra destinados a melhoria das condições de transposição da Barra.  Ao norte apresenta duas ramificações - a nordeste a Lagoa do Casamento e a noroeste o Rio Guaiba, transição entre a Lagoa dos Patos e o Delta do Jacuí, formados pelos Rios Jacuí, Caí, dos Sinos e Gravataí.
O Rio Taquari é o principal tributário do Jacuí. A Laqoa dos Patos comunica-se com a Lagoa Mirim através do Canal do São Gonçalo. A área da Lagoa dos Patos é em torno de 9.800 Km², sem incluir o Guaíba. Possui um comprimento de 220 Km, largura média de 33 Km, atingindo 56 Km sua largura máxima. O acesso marítimo ao porto de Porto Alegre se faz através de 72 Km de canais dragados para o calado de 5,18 m (17 pés) na Lagoa dos Patos e no Rio Guaiba, após a transposição da Barra do Rio Grande.

Nenhum comentário: