terça-feira, 18 de maio de 2010

O Pampa Gaucho

O Pampa Gaúcho está situado no sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguay. A região foi disputada entre portugueses e espanhóis nos séculos XVII e XVIII, e foi repartida em sesmarias, sob o poder português. O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A região sul tem, na pecuária, uma tradição que se iniciou com a colonização do Brasil. A Metade Sul, onde fica a região do Pampa, é a de mais antiga ocupação no Rio Grande do Sul e apresenta problemas de desenvolvimento econômico. Embora tenha 25% da população do Estado, responde por apenas 15% do PIB. Esse é o principal desafio do Pampa no século 21.
Os campos no RS ocupam uma área de aproximadamente 40% da área total do estado, tendo a sua maior concentração junto à fronteira da Argentina e Uruguai. O Pampa gaúcho da Campanha Meridional encontra-se dentro da área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil, sendo um dos ecossistemas mais importantes do mundo.
O gaúcho, descendente mestiço de espanhóis, portugueses e indígenas tem uma forte ligação com a região do pampa, e cultiva sua tradições através do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em CTGS, ou centros de tradição gaúcha, que atualmente estão espalhados por todo o Brasil, levados por gaúchos que residem em outros estados e até fora do Brasil. Existe até um CTG no mundo virtual do Second Life. A música regional tem ritmos como a vaneira, vaneirão, chamamé, valsa, milonga, rancheira, xote, polonaise e chimarrita, entre outras, que são cultivados nos CTGs.
O gaúcho dos pampas ainda usa a pilcha, que é a sua indumentária tradicional. O traje típico do gaúcho inclui o pala ou poncho, que é um sobretudo que pode servir de cobertor para dormir, um facão ou adaga, um relho, e as bombachas, que são calças largas, presas à cintura por um tipo de cinto denominado guaiaca. Tudo é complementado pelas botas, o chapéu de barbicacho e o lenço no pescoço. No dia 20 de setembro quando é comemorada a Revolução Farroupilha no Estado, as pessoas das cidades do RS se vestem a caráter durante toda a semana que antecede os desfiles comemorativos à data.



Nenhum comentário: