terça-feira, 11 de maio de 2010

A Metrópole Gaúcha

A cidade de Porto Alegre é um centro econômico dinâmico e altamente diversificado. O PIB de Porto Alegre, atualmente está em aproximadamente R$ 28 bilhões. Sua renda per capita é igualmente alta, atingindo perto de RS$ 19.000 (6ª melhor colocada no país entre as capitais)
Porto Alegre é um dos 5 locais do país onde mais se consome. O consumo anual per capita da capital do Rio Grande do Sul está em torno de US$ 5.500.
Juntamente aos municípios da região metropolitana, a cidade possui um conjunto variado de plantas industriais, que inclui desde indústrias metalúrgicas até as alimentícias. São exemplos de empresas de Porto Alegre: Grupo Eberle/Mundial (cutelaria e ferramentas), Aeromot (aeronaves e motores), Incoterm (a maior indústria de termômetros da América Latina), Termolar (a maior indústria de recipientes térmicos da América Latina), Forjas Taurus (uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo), a Neugebauer (a 4ª maior indústria de chocolates do país), Digitel (a maior fabricante de modens e multiplexadores de dados da América Latina), Zamprogna (autopeças), GKN Driveline do Brasil (a 4ª maior indústria de autopeças do mundo), Máquinas Condor (máquinas industriais e portuárias), Suvinil (uma das maiores indústrias de tintas do país), Bayer (fábrica de vacinas contra febre aftosa), Memphis Industrial (perfumaria, sabonetes), Vonpar (uma das maiores fábricas da Coca Cola no país).
Além destas empresas, a região metropolitana conta com diversas empresas, como por exemplo: a Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas, o Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo, a Dell Computers, em Eldorado do Sul, a Siderúrgica Gerdau Riograndense, em Sapucaia do Sul, a Fiateci, maior fábrica de tecidos cardados do Cone Sul, em Cachoeirinha, a Gerdau Aços Finos Piratini, em Charqueadas, a General Motors em Gravataí, a Souza Cruz, maior fábrica de cigarros do país, localizada em Cachoeirinha, etc.
Porto Alegre é sede de algumas das maiores empresas do Rio Grande do Sul e mesmo do Brasil, entre elas: o maior conglomerado siderúrgico da América Latina - o Grupo Gerdau, a Central de Matérias-primas do Pólo Petroquímico - a Copesul, Cia. Zaffari, Grupo RBS, etc.
Foi inaugurado recentemente na capital o CEITEC S. A., Centro de Excelência em Tecnologia Avançada S.A., laboratório industrial altamente desenvolvido para produção de chips e formação de mão-de-obra especializada, com aporte de tecnologia e equipamentos da Motorola. Além de atrair importantes empresas de alta tecnologia para a região, este centro é o único da América Latina que produz chips, incluindo componentes de TVs digitais.
Este gigantesco parque industrial da área, juntamente com o parque industrial metal-mecânico da cidade de Caxias do Sul, situada a cerca de 100 Km de Porto Alegre, compõe um dos maiores e mais diversificados complexos industriais da América Latina.
A cidade possui também uma intensa e dinâmica atividade de comércio caracterizado por uma rede diversificada de cerca de 25.000 estabelecimentos (entre comércio varejista, atacadista e de imóveis e valores imobiliários) entre os quais destacam-se mais de 15 (quinze) shopping centers (sendo 3 de grande porte, com mais de 200 lojas cada) e 9 (nove) grandes hipermercados (das redes BIG - Wal-Mart, Carrefour e Zaffari-Bourbon).

Nenhum comentário: