sábado, 19 de fevereiro de 2011

Erechim - RS

Erechim é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Considerada um centro sub-regional no país, é a segunda cidade mais populosa do norte do estado com 97.916 habitantes, superada apenas pelo município de Passo Fundo. O município estava, em 2007, na 17ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.
A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras moderna planejada. O planejamento viário da cidade fora inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791), Paris (1850), Buenos Aires (1580) e Belo Horizonte (1897), caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro.
O município localiza-se ao Norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral. O significado de Erechim, termo de origem caingangue, é "campo pequeno", nome esse dado provavelmente por a cidade ser rodeada de florestas na época. A cidade do norte gaúcho está entre as 20 cidades mais frias do sul do Brasil.
Os primeiros povoadores brancos da região do atual município de Erechim foram paulistas, descendentes de bandeirantes, que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra, requeridos ao Governo do Estado. Não foi de forma pacífica, inicialmente, a posse das terras por esses primeiros povoadores, que tiveram de sustentar, durante muito tempo, luta tenaz contra os caingangues, conhecidos pelos portugueses como coroados.A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa (1918), alemã (1912), israelita (1911) e, principalmente, italiana. As primeiras famílias italianas chegaram na cidade por volta de 1910 através da ferrovia. Os imigrantes italianos, ao longo de vários anos, modificaram a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais. Grande parte dos imigrantes, não só os italianos, vinham em busca de uma vida melhor para si e para suas gerações. Ainda hoje é possível perceber interferências dos imigrantes oriundos desses países, especialmente na arquitetura e na culinária da cidade.
Já sobre influência da chegada dos primeiros imigrantes, em 1910 a sede da Colônia já possuía um aspecto urbano com abertura de ruas e edificação de cerca de cinquenta casas e outras 22 em construção, todas de madeira, inclusive o chalé do escritório da Comissão. Incluía ainda dois barracões para hospedagem dos imigrantes, enfermaria e depósito de materiais, nove casas comerciais, uma barbearia, uma alfaiataria, tres sapatarias e um açougue. Também foi rápido o desenvolvimento da zona rural. Até 1914, a sede inicial da Colônia Erechim foi o povoado que mais prosperou em todo a região. Em 20 de abril de 1916, o escritório da Comissão de Terras e Colonização foi transferido do Povoado Erechim para o de Paiol Grande, sede geral da Colônia anteriormente escolhida.
A cidade de Erechim possui duas universidades de grande nível e tem o segundo maior e mais importante campi de uma universidade federal brasileira: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além disso, a cidade é modelo em educação. Tem ótimas escolas estaduais e municipais, contando com boas notas em exames do governo federal. A rede de pequenas universidades vem crescendo nos últimos anos em Erechim, ofertando melhores e mais opções aos erechinenses e população regional.
Fotos: Editorial Clicerechim - http://www.clierechim.com.br/

Nenhum comentário: