sábado, 19 de junho de 2010

Energia elétrica: como usar e economizar

Como fazer uso eficiente de Energia:
Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o País a preservar suas reservas ecológicas e, conseqüentemente, a vida do planeta.

Existem três maneiras de usar a energia eficientemente:
Hábitos Inteligentes – use os equipamentos elétricos de maneira correta, como está indicado neste manual.
Equipamentos Eficientes – na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência INMETRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia.
Projetos Inteligentes – ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade.

Como Economizar Energia Elétrica:
Cada aparelho elétrico contribui com uma parte do valor da sua conta de luz.
Veja agora quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício de energia e economizar.
Chuveiro Elétrico
O chuveiro elétrico representa de 25% a 35% do valor da sua conta. Preste atenção nestas dicas de economia: Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição "verão". Nesta posição, o consumo será cerca de 30% menor do que na posição "inverno". Deixe o chuveiro ligado somente o tempo necessário para o banho. Os banhos demorados custam muito caro. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro. Nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a sua segurança.

Ar Condicionado
O ar-condicionado representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz. Para economizar, tome estes cuidados: Instale o aparelho em local com boa circulação de ar.Mantenha portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente interno. Limpe sempre os filtros. A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.

Torneira Elétrica
A torneira elétrica consome muita energia, portanto, se possível, use-a somente em caso de necessidade. Evite também ligá-la no verão, quando geralmente a água já é mais quente.

Lâmpada
A iluminação representa de 15% a 25% do valor da sua conta. Veja como é simples economizar: Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, acostumando-se a usar mais a iluminação natural. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados. Utilize somente lâmpadas 127 ou 220 volts, compatíveis com a voltagem da rede da CPFL. Lâmpadas de voltagem menor do que a da rede duram menos e queimam com facilidade. Limpe sempre as lâmpadas, luminárias e lustres. Cada ambiente deve ter um tipo de iluminação adequada. Tanto a falta como o excesso de iluminação prejudicam a visão. Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale, se possível, lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia. Para você ter idéia, uma lâmpada fluorescente (tubular, compacta ou circular) de 15 a 40 watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts. Se, para iluminar sua cozinha, você utiliza uma lâmpada incandescente de 100 watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 watts (circular), estará economizando 2/3 da energia e tendo uma durabilidade de 5 a 10 vezes maior. Assim, você economizará energia e terá a mesma luminosidade.

Geladeira
A geladeira contribui com 25% a 30% do valor da sua conta de luz. Para economizar, siga estas dicas: Instale a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas. Ajuste o termostato de acordo com o manual de instruções do fabricante. Degele e limpe a geladeira com freqüência. Não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Assim, você não ficará abrindo a porta da geladeira sem necessidade. Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Com isso, você não exigirá um esforço maior do motor. Não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro, de plástico ou de outros materiais. Na hora de comprar uma geladeira nova, prefira um modelo de tamanho compatível com as necessidades de sua família. E lembre-se sempre de verificar o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia INMETRO/PROCEL.

Televisor
O televisor representa de 10% a 15% do valor da sua conta de luz. Siga estas dicas e economize mais: Evite deixar o televisor ligado sem necessidade. Tome sempre cuidado para não dormir com o televisor ligado.

Máquina de Lavar Roupa
A máquina de lavar roupa representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz. Para economizar, tome estes cuidados: Procure ligar a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Isso vai ajudar você a economizar energia e água. Limpe freqüentemente o filtro da máquina. Utilize somente a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante, para que você não tenha que repetir a operação "enxaguar". Leia com atenção o manual do fabricante e aproveite ao máximo a capacidade da sua máquina de lavar roupa.

Ferro Elétrico
O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor da sua conta de luz. Procure usá-lo corretamente: Acumule o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes. O aquecimento do ferro também consome muita energia. Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tecido. Sempre que você precisar interromper o serviço, não se esqueça de desligar o ferro. Assim você poupa energia e ainda evita o risco de acidentes.

Porque é importante evitar usar energia no horário de pico
Entre 18 e 21 horas, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários, porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros. Este é o chamado horário de pico (horário de ponta) de consumo de energia. Como a energia elétrica, depois de produzida, não pode ser armazenada, seria necessária a construção de novas usinas e linhas de transmissão só para atender o horário de pico. E isso teria custos sociais e ambientais elevadíssimos.
Por essa razão, a CPFL - Piratininga e o Governo Federal, através do PROCEL, Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, desenvolvem uma série de projetos junto às indústrias e aos grandes consumidores para diminuir o consumo nesse horário. Você também pode contribuir como consumidor e como cidadão, para que a energia elétrica não falte: Evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário. Utilize-os por menos tempo e um de cada vez e, se possível, escolha outra hora para o seu banho. Esse pequeno esforço, por parte de cada cidadão, trará benefícios ao meio ambiente e garantirá o conforto de todos.





Nenhum comentário: