domingo, 21 de agosto de 2011

Caminhos da Energia - Parte I

O desenvolvimento do ser humano está intrinsecamente ligado aos tipos de energia que ele teve acesso. O domínio sobre o fogo foi o primeiro grande passo para a humanidade. Na época o combustível existente era somente a lenha. Mais tarde começou o uso do carvão vegetal, um combustível mais compacto se comparado com a lenha.
Com estes energéticos, que até hoje são utilizados, o Homem deu início à metalurgia, indústria básica para o desenvolvimento da agricultura, todo tipo de artesanato, armamentos, construção civil, transporte, etc.
O primeiro metal a ser trabalhado foi o bronze, mistura de cobre com estanho. Depois veio o ferro, mas o que viabilizou a metalurgia deste foi o uso do carvão mineral. Aliás, o carvão mineral foi o combustível que impulsionou a revolução industrial. Foi com ele que as máquinas a vapor funcionaram e, através delas, o Homem conseguiu produzir em grandes quantidades produtos manufaturados, como tecidos, ferramentas, outras máquinas, etc. Foi também através das máquinas a vapor que o Homem reduziu o tempo de deslocamento entre cidades e nações, através dos trens e navios. É importante notar que a Inglaterra, berço da revolução industrial, tinha muito carvão mineral e minério de ferro.
Com o carvão mineral foi possível produzir um gás, conhecido como gás manufaturado, através do craqueamento deste. Este gás, rico em hidrogênio, permitiu as primeiras instalações de iluminação pública e depois o seu uso nas residências em fogões e aquecedores de água. Este tipo de utilização só foi possível com um gás, que era uma extensão do uso do carvão. Entretanto, o gás manufaturado foi deslocado completamente da iluminação pública com a descoberta da energia elétrica no século XVIII. Além de ocupar o espaço do gás na iluminação pública, a energia elétrica passou a ocupar também espaço do carvão em outros processos industriais. A energia elétrica é mais nobre do que o carvão, pois sua conversão em outra forma de energia é conseguida de forma muito eficiente.
Já no final do século XIX outro energético surge para mudar o mundo: o petróleo com o uso de seus derivados. A infinidade de variações de hidrocarbonetos, permitindo diversos tipos de combustíveis gasosos e líquidos, além de outros que permitiram a indústria do plástico. Rapidamente surge a indústria automobilística, que ainda em rodovias, feita com asfalto, subproduto da destilação fracionada do petróleo. Século XX início do uso em escala do gás natural. Seu início foi nos EUA, mas com as exportações da Rússia, com a maior reserva do planeta, o gás natural tomou espaço do carvão nas termoelétricas e do gás manufaturado fornecido para as residências na utilização em fogões, aquecedores e calefação.
Hoje o gás natural se tornou mundialmente o energético mais utilizado em termoelétricas e é o energético que mais cresce em utilização.
Outro combustível do século XX é o nuclear, inicialmente fonte de energia para as bombas atômicas, teve sua utilização como combustível em usinas termonucleares. Muitos países utilizaram esta forma de energia, como os EUA, França e Alemanha. Hoje, seu futuro está sendo repensado. Esta sinopse, do descobrimento e utilização dos energéticos de nosso globo, traz os elementos iniciais para o trabalho que se segue. Estaremos trazendo este cenário mundial descrito para nosso país, somando suas particularidades, potenciais e influência na indústria nacional.

Nenhum comentário: