domingo, 19 de setembro de 2010

Quem foi mesmo que descobriu o Brasil?

O Descobrimento do Brasil



Quem foi mesmo que descobriu o Brasil? Aquiles Lusitano ou Pedro Álvares Cabral?

..... “Vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além da grandeza do mar oceano, onde é achada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada. Tanto se dilata a sua grandeza e corre com muita lonjura, que de uma parte e nem da outra não foi visto nem sabido o fim do cabo dela”.
A despeito da semelhança, estas palavras não são da carta de Pero Vaz de Caminha. O ano é 1498, e seu autor, Duarte Pacheco Pereira. Segundo o pesquisador português Jorge Couto, este, e não Pedro Álvares Cabral  foi o verdadeiro descobridor do Brasil.
A America é descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo. O rei português Dom Manoel garante a sua parte no espólio com o Tratado de Tordesilhas de 1494. Para realizar o reconhecimento das terras obtidas, nomeia Duarte Pacheco, tido como o melhor cosmógrafo do reino, segundo o poeta Luis de Camões era o Aquiles Lusitano que faria a viagem.
Em 1498, Pacheco desembarca entre o litoral do Maranhão e do Pará. Espia a Ilha de Marajó e depois a foz do rio Amazonas. Mapeia as coordenadas e limites da parte portuguesa.
Voltando para Portugal, recebe ordens de manter a viagem em sigilo, pois invadira as terras espanholas. Entretanto tudo é documentado em um manuscrito intitulado Esmeraldo de Situ Orbis, finalizado em 1508 e descoberto somente 4 séculos após.

Assim sendo ......

Nenhum comentário: