sexta-feira, 22 de abril de 2011

Na busca do novo emprego, a Dinâmica de Grupo

O que é observado na dinâmica de grupo?
Especialistas apontam as principais competências avaliadas e dão dicas para você se destacar nesta etapa.
Ela pode ser decisiva no futuro da carreira e normalmente mete medo nos profissionais que concorrem à uma vaga no mercado de trabalho. Estamos falando da dinâmica de grupo, adotada por muitas empresas como uma maneira de selecionar melhor os pretendentes a uma oportunidade de emprego. Mas afinal, o que os recrutadores avaliam e o que um candidato deve fazer para impressioná-los nesta etapa tão importante?
Com o objetivo de avaliar o comportamento dos candidatos frente a situações hipotéticas as quais o profissional está sujeito no dia a dia empresarial os recrutadores optam por aplicar uma técnica bastante conhecida e temida nos processos de seleção: as dinâmicas de grupo.
Mas o que, afinal, os selecionadores observam nos candidatos durante essas atividades? Segundo Cíntia Bortotto, especialista em dinâmicas de grupo, é analisado o conjunto de competências exigidas para o cargo em questão.
“Em um processo seletivo para estagiários muitas vezes não se pode observar uma competência estruturada, porque o candidato ainda não tem experiência. Porém, no desenrolar da dinâmica, é possível ter indícios de que o profissional já possui determinada habilidade”, explica a especialista.
Cíntia afirma que as competências mais observadas nas dinâmicas de grupo são liderança, trabalho em equipe, comunicação, foco em resultados, capacidade analítica e iniciativa. São notados ainda a atenção, o respeito a regras, ética, postura, motivação e comprometimento.
Especialista em dinâmicas de grupo do Empregos.com.br e autora do “Manual do facilitador para dinâmicas de grupo” (Editora Papirus), Izabel Failde diz que a dinâmica pode ser decisiva na contratação ou não de um profissional. “Em primeiro lugar são observadas as competências essenciais ao cargo, posteriormente as desejáveis”, ressalta.
“Quebra-gelo”
De acordo com Cíntia Bortotto, dinâmicas bem elaboradas, que desafiam os candidatos, são capazes de enfraquecerem o mecanismo de defesa dos participantes. Envolvidos na atividade torna-se difícil simular comportamentos. “O recrutador estimula os candidatos a trabalharem junto, e demonstrar competências. A partir daí observa-se quem consegue falar mais, ouvir ou emitir opiniões.”
Candidatos que não se manifestam nas dinâmicas, afirma Cíntia, grosso modo, são desclassificados do processo seletivo. Da mesma maneira, quem faz a sua opinião prevalecer e não ouve o grupo costuma ter um feedback negativo do recrutador. “No processo de um banco, que possui uma cultura mais agressiva, pode ser que este candidato chame a atenção de forma positiva. Mas em empresas que privilegiam o diálogo saber ouvir é fundamental.”
Dicas
Izabel Failde e Cíntia Bortotto dão dicas para você se destacar nas dinâmicas de grupo.
1. Prepare-se. Leia sobre dinâmicas de grupo. Durma bem, alimente-se moderadamente e vista-se de acordo. Conheça o trajeto até a empresa antecipadamente. Não se esqueça que você está sendo observado o tempo todo, desde o momento em que chega à empresa. Seja educado e otimista.
2. Seja você mesmo.
Não tente simular comportamentos porque os recrutadores são preparados para enxergar contradições. “Se a vaga não combina com você é melhor ter uma negativa no processo do que no ambiente de trabalho”, diz Cíntia.
3. Posicione-se. Participe da dinâmica, dê sugestões, emita sua opinião. A falta de participação é uma das principais causas de reprovação nas dinâmicas de grupo.
4. Ouça o grupo. Não queira fazer sua opinião valer sem antes ouvir o que o grupo tem a dizer. Essa atitude demonstra arrogância, presunção. Ouça a equipe, seja flexível.
5. Seja uma pessoa bem informada.
Esteja atualizado sobre temas de sua área, o Brasil e o mundo. Ideias para a dinâmica podem surgir de fatos noticiosos. Além disso, as empresas valorizam o profissional bem informado.
Por Rômulo Martins

Nenhum comentário: