terça-feira, 26 de abril de 2011

Turbofan para motores de aviões

O turbofan é um tipo de Airbreathing motor a jato que normalmente é muito utilizado para a aeronave de propulsão, se baseia em torno de um Turbofan que fornece empuxo usando uma combinação de um fain canalizado e um bocal de jato de escape . Parte do fluxo de ar do ventilador canalizado passa através do núcleo, fornecendo oxigênio para queimar combustível para gerar energia. No entanto, o resto do fluxo de ar ignora o núcleo do motor e mistura com o fluxo mais rápido a partir do núcleo, reduzindo significativamente o ruído do escape. O desvio do fluxo de ar substancialmente mais lento produz empuxo de forma mais eficiente do que o ar de alta velocidade a partir do núcleo, e isto reduz o consumo específico de combustível. Alguns projetos funcionam de forma ligeiramente diferente, com as pás do ventilador como uma extensão radial de uma ré-montado de baixa pressão da turbina.
Turbofans tem uma velocidade de escape líquido que é muito menor do que um turbo. Isso os torna muito mais eficiente em velocidades subsônicas que turbojatos, e um pouco mais eficiente em velocidades supersônicas até aproximadamente Mach 1,6, mas também foram encontrados para ser eficiente quando usado com contínua afterburner a Mach 3 e acima. No entanto, a menor velocidade de escape também reduz a pressão em alta velocidade do veículo.
Todos os motores a jato utilizados atualmente fabricados em aviões a jato comerciais são turbofans. Eles são usados comercialmente, principalmente porque eles são mais eficientes e mais silenciosos em funcionamento de turbojatos. Turbofans também são usados em aviões militares a jato muitos, como o F-15 Eagle e veículos aéreos não tripulados, como o RQ-4 Global Hawk.

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