quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dor de Cabeça

Dor de cabeça é um problema que atinge 99% das mulheres e 94% dos homens alguma vez na vida. Raiva, preocupação, falta de dinheiro, excesso de trabalho e privação de sono podem ser algumas das mais de 200 causas do problema.
Definições:

Cientificamente denominada cefaléia, a dor de cabeça é definida como a presença de sensação dolorosa na cabeça, no pescoço e na face. Existem mais de 150 tipos diferentes de cefaléia, que podem ser divididas entre primárias, mais comuns, e secundárias.
As cefaléias primárias são aquelas causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro, que prejudicam o funcionamento de neurotransmissores e/ou seus receptores, desencadeando a dor. Portanto, são, elas próprias, a doença e o sintoma. O exemplo mais conhecido é a enxaqueca, doença do cérebro transmitida e herdada geneticamente. Outros exemplos são as cefaléias do tipo tensional, a cefaléia em salvas e as hemicranias paroxísticas, também provocadas por desequilíbrios no funcionamento químico do cérebro.
Já as cefaléias secundárias são causadas por problemas em quaisquer regiões do corpo, como tumores cerebrais, meningites, aneurismas, problemas dos olhos, ouvidos, garganta e até um simples resfriado.
Geralmente, o que leva as pessoas a procurar alguma orientação neste site são as dores de cabeça mais comuns, problemáticas ou incapacitantes, que trazem sofrimento para a vida dos pacientes e representam um grande desafio para os profissionais que buscam ajudá-los. É por essa razão que vamos nos aprofundar em aspectos relacionados aos tipos mais prevalentes e interessantes de dor de cabeça, fazendo apenas citações e referências aos menos importantes ou menos freqüentes.
MAS NÃO SE ESQUEÇA: toda dor de cabeça tem uma causa, e só um médico pode avaliá-la corretamente para excluir as causas mais sérias e ameaçadoras.
Fatores desencadeantes: Estresse ou cansaço Estresses, menstruação, determinados alimentos, álcool, mudanças de tempo, luz, cheiros, etc.
Localização Bilateral, frontal, nuca e topo da cabeça Normalmente unilateral às vezes bilateral Unilateral, orbital, supraorbital, temporal e malar.
Fatores agravantes: Estresse, excesso de trabalho e de esforço muscular Movimentos, balançar e abaixar a cabeça e esforços físicos Deitar.
Sintomas associados: Pode ocorrer náusea ou fobia à luz ou a ruídos. Apenas um deles pode estar presente. Náusea e, às vezes, vômitos, fobia à luz, ruídos e/ou cheiros Olho vermelho, lacrimejamento, congestão e corrimento nasal, sudorese facial, contração da pupila, queda da pálpebra do mesmo lado da dor, edema facial. Duração da dor: De algumas horas a dias De 4 a 72 horas De 15 a 180 minutos.
Dr. Abouch Krymchantowski.

Nenhum comentário: