A calibragem dos pneus é um ítem importante na durabilidade dos pneus. Rodar com baixa pressão de ar altera a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível, danifica a carcaça, gera superaquecimento e reduz o número de recapagens. A alta pressão de ar também provoca problemas de dirigibilidade e aumenta a quebra das carcaças por impactos. Nos dois casos há um aumento dos custos operacionais. É recomendável calibrar os pneus com a quantidade de ar indicada pelo fabricante do veículo. Verificar a pressão de ar pelo menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios (temperatura ambiente). Não se pode esquecer que dependendo do percurso, o pneu de caminhão demora em média duas horas para esfriar.


Para saber qual a calibragem do seu pneu e as dos pneus um pouco maiores ou menores que o seu, mas compatíveis com o seu carro, procure no manual de seu veículo. Vá ao índice do manual, que pode estar no início ou no final deste, e procure por “pneus”. Nesta sessão você terá todas as informações necessárias relacionadas a pressão, inclusive a indicada para cada eixo. Outro local em que você pode encontrar estas informações pode ser na parte interna da tampa de combustível. Siga, portanto, sempre, a recomendação do fabricante, devido ao fato de a relação de pressão ser equivalente à força exercida sobre a área. Ao comprar, entretanto, pneu com dimensões diferentes das previstas no manual, faça uma pesquisa junto às oficinas autorizadas do fabricante para obter a informação ou junto ao fabricante do próprio pneu, que este também poderá te auxiliar.

Você pode, ainda, utilizar nitrogênio para inflar os seus pneus. Com este gás, os pneus se mantêm mais tempo com a calibragem ideal, já que ele não escapa com facilidade através da borracha. Além disso, este gás representa uma menor oxidação do material ferroso encontrado no pneu, além de mantê-lo em temperaturas mais baixas.
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