domingo, 14 de agosto de 2011

Calibragem dos Pneus é Fundamental na Economia de Combustíveis

A calibragem dos pneus é um ítem importante na durabilidade dos pneus. Rodar com baixa pressão de ar altera a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível, danifica a carcaça, gera superaquecimento e reduz o número de recapagens. A alta pressão de ar também provoca problemas de dirigibilidade e aumenta a quebra das carcaças por impactos. Nos dois casos há um aumento dos custos operacionais. É recomendável calibrar os pneus com a quantidade de ar indicada pelo fabricante do veículo. Verificar a pressão de ar pelo menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios (temperatura ambiente). Não se pode esquecer que dependendo do percurso, o pneu de caminhão demora em média duas horas para esfriar.
Utilizar os pneus do veículo na perfeita calibragem é fundamental, pois ela interfere na estabilidade, na aderência - ou seja, na segurança - e até no consumo de combustível. Por isso, saiba a importância de se verificar sempre o desgaste e a calibragem do seu pneu.O ideal é que os pneus de um automóvel sejam calibrados ao menos uma vez a cada quinze dias e sempre antes de o carro começar a circular, já que a calibragem deve ser feita com o carro frio. Rode, no máximo, quatro quilômetros antes de calibrar, mas o ideal mesmo é que o carro esteja parado há, no mínimo, uma hora antes disso. Outra questão importante é saber qual a quantidade de libras (medida de massas) indicadas para cada tipo de pneu utilizado em um determinado carro. Os fabricantes de automóveis indicam a quantidade ideal para os pneus que acompanham o carro de fábrica e para modelos próximos àqueles, compatíveis com o carro.
Para saber qual a calibragem do seu pneu e as dos pneus um pouco maiores ou menores que o seu, mas compatíveis com o seu carro, procure no manual de seu veículo. Vá ao índice do manual, que pode estar no início ou no final deste, e procure por “pneus”. Nesta sessão você terá todas as informações necessárias relacionadas a pressão, inclusive a indicada para cada eixo. Outro local em que você pode encontrar estas informações pode ser na parte interna da tampa de combustível. Siga, portanto, sempre, a recomendação do fabricante, devido ao fato de a relação de pressão ser equivalente à força exercida sobre a área. Ao comprar, entretanto, pneu com dimensões diferentes das previstas no manual, faça uma pesquisa junto às oficinas autorizadas do fabricante para obter a informação ou junto ao fabricante do próprio pneu, que este também poderá te auxiliar.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração na hora da calibragem é o tipo de terreno e as condições de tempo. De uma maneira geral, cada tipo de terreno e as diversas condições de tempo requerem calibragens específicas para o seu carro. Portanto, talvez você precise variar a calibragem dos seus pneus. Assim, se você vai rodar, por exemplo, com o carro em terreno rochoso, o ideal é que você mantenha a pressão indicada para a estrada. Para rodar na areia, indica-se a redução da pressão dos pneus para aumentar o contato com o solo e a tração. Na lama, é a mesma coisa, também é indicada a redução da pressão para aumento da tração. Já sobre a água, é indicada a manutenção da pressão ideal, devendo-se evitar a baixa pressão.
Você pode, ainda, utilizar nitrogênio para inflar os seus pneus. Com este gás, os pneus se mantêm mais tempo com a calibragem ideal, já que ele não escapa com facilidade através da borracha. Além disso, este gás representa uma menor oxidação do material ferroso encontrado no pneu, além de mantê-lo em temperaturas mais baixas.
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