segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entenda os efeitos dos diferentes tipos de gordura no corpo humano

As gorduras (lipídios) são substâncias muito abundantes em animais e vegetais, são oleosas, insolúveis em água e não voláteis. Compreendem os óleos, as gorduras e outras substâncias semelhantes aos lipídios.
Os lipídios são considerados constituintes importantes da dieta, não só pelos seus elevados valores energéticos, como também pelas vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais contidos na gordura dos alimentos naturais. No organismo, a gordura serve como fonte eficiente de energia quando armazenada no tecido adiposo. Serve como material isolante nos tecidos subcutâneos em volta de certos órgãos e os lipídios não polares atuam como isolantes elétricos que permitem a rápida propagação das ondas de despolarização ao longo dos nervos mielinizados. O teor de gordura do tecido nervoso é particularmente elevado. As combinações de gordura e proteína (lipoproteínas) são constituintes celulares importantes, ocorrendo tanto na membrana celular como na mitocôndria, dentro do citoplasma, servem ainda, como meio de transporte dos lipídios no sangue. O conhecimento da fisiologia dos nutrientes, e em particular dos lipídios, é importante no entendimento das relações de muitas áreas biomédicas de interesses comuns; por exemplo: obesidade, aterosclerose, utilização de gorduras durante o exercício e a função de vários ácidos graxos poliinsaturados na nutrição e saúde.
O avanço das ciências propiciou uma série de mudanças e o surgimento de uma análise diferenciada dos lipídios em todo aporte calórico do indivíduo. Uma busca incansável tenta definir da melhor forma possível as cotas dietéticas consideradas ideais. Hoje, a visão unânime de que a seleção dos lipídios é indispensável acompanha a necessidade de se manter a distribuição 1:1 em relação aos monoinsaturados, poliinsaturados e saturados.

Nenhum comentário: