segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Olfato Humano

O olfato humano tem capacidade para sentir até dez mil cheiros diferentes. E uma única fragrância pode lembrar sentimentos ou situações vividas. Há, basicamente, seis tipos essenciais de perfumes: os florais, adocicados, amadeirados, cítricos, herbais e especiados.Segundo o otorrinolaringologista Arthur Guilherme Bettencourt, o olfato é flutuante, ou seja, varia de dia para dia, de acordo com questões biológicas, como o fato de a pessoa ter acordado com o nariz mais congestionado ou estar resfriada/gripada. Quando respiramos, as partículas de cheiro que estão presentes no ar são absorvidas pelo nariz e chegam até o epitélio olfatório, um tecido que fica no teto da cavidade nasal e é recheado de neurônios.São os neurônios que recebem a informação do cheiro e mandam o sinal para o cérebro, avisando qual é o cheiro que estamos sentindo.Ao respirar próximo de produtos químicos fortes (como inseticidas, pesticidas, solventes, colas e repelentes), por exemplo, o ar carrega para dentro do nariz as partículas dessas substâncias, o que prejudica a mucosa olfatória, ao destruir os neurônios do nariz e diminuir a sensibilidade aos cheiros.Algumas doenças (como a rinite alérgica), o desvio de septo e pólipos podem provocar perdas do olfato, por bloquearem a chegada dos odores ao epitélio olfatório. Já os resfriados e a gripe são capazes de destruir a mucosa. Com a idade, o olfato vai sendo reduzido. Essa perda gira em torno de 1% por ano e começa a se agravar depois dos 40 ou 50 anos.
Perfumes
O Brasil é líder do ranking mundial de perfumes. De acordo com a especialista Luciana Knobel, a fragrância de um produto varia com o tempo de uso. Ele começa exalando as chamadas "notas de saída", que é a primeira fase e dura cerca de 30 minutos. Nesse momento, em geral, o perfume solta notas mais frescas. Depois vem o segundo momento, conhecido como "fase de corpo", e dura de duas a quatro horas. Expõe as notas mais florais, especiadas, frutais ou amadeiradas. Por último, e com permanência também de duas a quatro horas, vem a "fase de fundo", em que aparecem as notas que dão suporte ao cheiro, como almíscar e doces. Por isso, para experimentar essa evolução, é importante deixar por pelo menos quatro horas a essência no corpo. Um perfume tem prazo de validade médio de dois anos, se for conservado longe da luz e do calor. As mulheres sentem mais os cheiros que os homens, e o olfato também está ligado ao paladar. Não fumar, portanto, é uma ótima dica para preservar esses dois sentidos. Basicamente, o que muda em cada perfume é a quantidade de essência, em proporção à mistura de álcool e água. Alguns também contêm corantes, protetores solares (que preservam o líquido do sol) e conservantes.
- Água de colônia: 5% de essência e 95% de água + álcool
- Colônia: 10% de essência e 90% de água + álcool
- Perfume: 15% ou mais de essência e 85% de água + álcool
Nunca misture perfume com água ou álcool. Quando você tem um perfume especial, mais concentrado, caro ou que veio de longe, fica com vontade de fazê-lo render. Mas não existe segredo: o jeito é economizar. Se você misturá-lo com água ou álcool, pode tirar as propriedades da fragrância. Os seis tipos básicos de perfumes são: Florais: jasmim, rosas, lírio, orquídeas, gerânio, ciclâmen e dama-da-noite.Cítricos: limão, laranja, mexerica e outras frutas cítricas. Herbais: lavanda, manjericão, salsinha, alecrim, hortelã e orégano. Especiados: canela, cravo, gengibre, curry, pimenta-do-reino, pimenta-rosa e outras pimentas.Adocicados: baunilha, balas de goma coloridas, chocolate, amêndoas, pudim de leite, quindim, caramelo e doce de leite Amadeirados: madeira, sândalo, cortiça, casca de árvore e lenha. A medida certa é um jato de spray atrás de cada orelha. Tome cuidado quando você começa a se acostumar com o cheiro, para não passar demais. Não foi o perfume que perdeu a fragrância, mas seu olfato que se acostumou com ela. Evite usar o produto no cabelo e na roupa. Os fios podem ressecar por causa do álcool da fórmula, e aplicar na roupa pode manchá-la, se for um com corante muito forte. As áreas mais indicadas para borrifar o perfume são: atrás da orelha, no pescoço e nos pulsos, onde há uma maior transpiração, o que ajuda com que o cheiro seja exalado. Basicamente, ele usa o suor como veículo para evaporar. É por isso que sentimos o perfume mais intensamente quando fazemos uma atividade física ou tomamos um banho quente, por exemplo. Saia de casa na dedetização
Esses produtos são aplicados por profissionais com máscara. Há uma recomendação para que as pessoas fiquem fora de casa enquanto as substâncias são utilizadas, até determinado tempo depois, mas muita gente insiste em ficar no ambiente. Ao fazer isso, estão prejudicando o epitélio olfatório.
Poluição
A poluição também danifica a saúde do olfato. Estudos mostram que quem vive em cidades mais poluídas tem uma perda olfativa maior que a população das zonas rurais . Não há remédio para combater a poluição. O jeito é evitar os horários de maior congestionamento e procurar não sair ao ar livre rodeado por fumaça do motor de carros, ônibus e caminhões.

Nenhum comentário: