terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aviões Militares


Uma força aérea é, em sentido lato, o ramo aéreo das forças armadas de uma nação, estando encarregue de conduzir a guerra aérea. As forças aéreas de alguns países são oficialmente designadas com termos alternativos como "aeronáutica militar", "exército do ar", "arma aérea" ou "corpo aéreo". Em sentido restrito, o termo "força aérea" (neste caso, referida como "força aérea tática" ou "força aérea numerada") também se pode referir a uma grande unidade aérea, dentro de uma força aérea nacional. Tipicamente, as forças aéreas são responsáveis pela operação de uma combinação de caças, caça-bombardeiros, bombardeiros, helicópteros, aviões de transporte e outras aeronaves. Algumas forças aéreas também são responsáveis pela operação de equipamentos aerospaciais e de mísseis balísticos intercontinentais. Outras são também encarregues da operação de armas de defesa antiaérea baseadas no solo, como canhões antiaéreos, mísseis terra-ar ou mísseis anti-balísticos.
As forças armadas de alguns países dispôem - em vez de um - de dois ramos aéreos independentes: um exclusivamente responsável pelas operações de defesa aérea (força de defesa aérea) e o outro responsável pelas restantes operações da guerra aérea (força aérea propriamente dita). Por outro lado, os ramos navais e terrestres das forças armadas de muitos países dispõem de componentes aéreas próprias, destinadas a prestarem-lhes apoio direto. Aviação militar ou aeronáutica militar é a utilização de aeronaves com fins militares, seja em operações de combate ou em operações de apoio. Apesar de, atualmente, ser comum o uso dos dois termos com o mesmo significado, verdadeiramente, "aeronáutica militar" é um termo mais abrangente que inclui a aviação militar (uso de aeronaves mais pesadas que o ar) e a aerostação militar (uso de aeronaves mais leves que o ar).
 Conforme o tipo de operações, a Aviação militar inclui:
    Aviação de combate, incluindo caças, caças-bombardeiro torpedeiros e bombardeiros;     Aviação de informação, incluindo aeronaves de patrulha, de reconhecimento e foto, de alerta antecipado, de guerra electrónica e de reconhecimento meteorológico;  Aviação de transporte e apoio logístico, incluindo aeronaves de transporte de assalto, de transporte tático, de transporte estratégico, de transporte especial e de reabastecimento aéreo;   Aviação de busca e salvamento, incluindo aeronaves de busca e salvamento geral e de busca e salvamento em combate.     Aviação de instrução, incluindo aeronaves de instrução básica, de instrução elementar, de instrução complementar e de conversão operacional.
Dentro da aviação militar existem duas áreas especiais de aviação que se destinam a actuar em ambientes específicos:
    Aviação naval, é a aviação militar que se destina a actuar em ambiente marítimo;   Aviação ligeira militar ou aviação do exército, é a aviação dotada de helicópteros (aeronaves de asas rotativas) e aviões leves destinada a cooperar diretamente com as forças terrestres.

Nenhum comentário: