terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rota Romântica – Rio Grande do Sul

Localizada entre a planície do Vale dos Sinos até o planalto da Serra Gaucha, a Rota Romântica percorre aproximadamente 184 quilometros de São Leopoldo até São Francisco de Paula, totalizando uma área de quase 5.000 kilometros quadrados, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques. São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõe a Rota Romântica.
Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, feiras coloniais, bandinhas, grupos folclóricos... Além da viagem cultural, a região propicia o contato exuberante com a natureza que torna toda a estrutura muito propicia para o turismo ecológico, oferecendo igualmente para os visitantes mais urbanos, excelentes atrativos citadinos e badaladas noites, além de feiras comerciais e oportunidade de turismo de negócios.
Igualmente a Rota Romântica, através da diversidade de participação de seus municípios integrantes, oferece estrutura para receber visitantes exigentes, que procuram desde a culinária mais refinada e hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial. Dispõem de 17 mil leitos e cerca de 600 restaurantes a disposição o ano inteiro. As 13 cidades que integram a Rota Romântica segundo o censo de 2010 contam com 668.627 habitantes. O “Projeto Rota Romântica” teve seu início no final do ano de 1994 e início de 1995, quando houveram os primeiros encontros entre representantes de alguns municípios que futuramente seriam integrantes do projeto. Inspirado e concebido a partir de um roteiro homônimo localizado na Alemanha, o Projeto Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Brasil, teve como idéia inicial na versão gaúcha, a formação de uma rota turística com cidades de colonização predominantemente alemã. As cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula foram as escolhidas para integrarem o projeto. As primeiras por terem sua população fortemente ligadas à imigração alemã e as últimas por serem cidades de tradição turística.
Durante o primeiro semestre do ano de 1995 diversos encontros entre representantes dos municípios, órgãos de turismo e entidades públicas e privadas foram promovidos para consolidar e aprimorar a idéia da Rota Romântica.  Em 26 de junho de 1995 deu-se o lançamento oficial da Rota Romântica junto  aos órgãos de turismo, comunidades em geral e entidades públicas e privadas, quando foi assinado um protocolo de intenções com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Câmara de Turismo do RS e EMBRATUR, entre onze municípios e a Pontifícia Universidade Católica do RS, através da FAMECOS – Curso Superior de Turismo para mapeamento e diagnóstico turístico dos municípios.
No início de 1996, de 16 a 29 de março foi promovida uma viagem de estudo e observação à Rota Romântica ou “Romantische Strasse” da Alemanha e uma delegação partiu com o objetivo de conhecer os meios, fatores, setores e agentes produtores do turismo daquela região e colher subsídios para a implantação da rota gaúcha.
A fundação da Associação dos Municípios da Rota Romântica – AMRR – ocorreu em 22 de abril de 1996 com a realização da primeira Assembléia Geral dos municípios integrantes do então “Projeto Rota Romântica”. No mês seguinte, em 14 de maio de 1996, foi eleita a primeira Diretoria e Conselho Fiscal da entidade, para a gestão da AMRR até março de 1997. Até o ano de 2002 as Diretorias foram eleitas com mandato de 1 ano, diferentemente do ano de 2003, que terá sua Diretoria eleita com mandato de 2 anos (2003-2005). O mês de março de 1997 é marcante na história da Rota Romântica pois, no dia 5 houve a inclusão por consenso de mais dois municípios: Estância Velha e Santa Maria do Herval, totalizando treze municípios integrantes da Associação. Em encontros mensais o grupo planeja e desenvolve ações de divulgação da Rota Romântica bem como, da qualificação do material distribuído e do serviço prestado aos turistas.
Em 19 de novembro de 1997 foi obtido o registro em cartório do primeiro estatuto e a inscrição como pessoa jurídica da Associação nos órgãos competentes. A partir desta data a associação dos Municípios da Rota Romântica passou a existir de fato e de direito.Hoje, a Rota Romântica possui Sede própria localizada no Município de Picada Café, BR116 – Km 193 junto ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, atende de segunda à sexta das 8h as 12h das 12h45min as 17h30min.

Nenhum comentário: