quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estancias Gauchas

No Rio Grande do Sul, estância (que quer dizer lugar de estar) é o estabelecimento rural destinado especialmente à criação de gado bovino, podendo haver também ovinos ou equinos. As áreas plantadas são para manutenção da atividade principal.
A estância gaúcha foi criada pelo padre jesuíta Cristóbal de Mendonza quando, em 1634, preocupado com a fome que assolava as Missões, trouxe da Argentina mil cabeças de gado bovino. Este gado foi distribuído em "estâncias", sendo que algumas delas ficavam distantes das Missões. Por essa razão, os índios foram treinados para andar a cavalo, e passaram a ser chamados de "vaqueros".
A estância gaúcha tradicional é formada pela casa, onde moram o proprietário (ou patrão) e sua família; pelo galpão (ou galpões), onde vivem os peões e que é um reduto exclusivamente masculino; a casa do capataz, onde este vive com sua família; o potreiro; os currais, para encerrar o gado; o piquete; as invernadas, onde o gado é cuidado.
As hortas e lavouras não são muito comuns, ou pelo menos, não são muito grandes, pois a preferência do gaúcho está na criação de gado

Nenhum comentário: