sábado, 16 de abril de 2011

Água - Uma das maiores Riquezas Mundial

A ONU patrocina o Dia Mundial da Água uma vez por ano (de 2005 a 2015) para chamar a atenção para o que entende como um problema crescente de escassez de água doce. No mês passado, foi a comemoração do Dia Mundial da Água 2011, com o tema "Água para Cidades Urbanas”.
Patrick Lynch da Agencia espacial, juntamente com Bradley Doorn de Ciências da Terra da Divisão NASA, discutem as preocupações sobre a água, nosso recurso mais precioso. Doorn supervisiona o esforço da NASA para entender melhor as demandas em nosso abastecimento de água usando os satélites da agência.

Quais as questões da água que as grandes cidades enfrentam?
As grandes cidades são parte de um ciclo global da água que identificam estudos da NASA. Se você parar e olhar para o que a NASA faz para estudar a questão da disponibilidade de água doce, nós estamos olhando para as origens: Quais são as fontes da Terra abastecimento de água, e quais são os riscos para as fontes? Você tem reservatórios subterrâneos, você tem neve, tem o nosso abastecimento de água renovável a partir da precipitação - e então você tem problemas de consumo. É aí que as grandes cidades incluem-se dentro destes estudos. Os desafios que as cidades enfrentam incluem infra-estrutura falha, maiores exigências sobre a utilização, a falta de práticas de conservação, boa qualidade da água e problemas de saúde.
Qual é o papel da NASA para estudar a disponibilidade de água?
A NASA se concentra em tentar compreender as questões de oferta e demanda. Existem vantagens e grandes desvantagens na forma como usamos a água que está disponível. Quanto é que vamos dar a agricultura para produzir alimentos, não só para o sustento, mas também a crescer a nossa economia? Quanto você vai dar a energia? Onde é que as necessidades de consumo das grandes cidades se enquadram nessa? Você tem todas essas demandas sobre o ciclo da água.
Não é um ciclo fácil de monitorar. Há uma série de incógnitas, como estamos reabastecendo nossos aqüíferos, como blocos de neve estão derretendo rápido, e assim por diante. Estas são questões globais que não basta parar nas fronteiras.
Quais são as preocupações sobre as mudanças climáticas e a disponibilidade de água?
Não há dúvida de que a mudança climática está tendo um impacto, na disponibilidade de água. O difícil é entender a extensão desse impacto. É muito importante nós colocarmos as alterações climáticas na equação para melhor avaliar com mais precisão as tendências de longo e curto prazo, para que possamos planejar a quantidade de água que vamos ter no futuro. Embora muitas das questões de curto prazo que enfrentamos são mais devido a problemas de gestão de recursos hídricos do que a mudança climática, as soluções devem incluir uma melhor compreensão de como a mudança climática está afetando o nosso ciclo da água.
Quem usa mais a água?
Agricultura, de longe. No Ocidente, 70 a 90 por cento da água é usada para a agricultura. Se você olhar ao redor do globo, não é uma tendência que está indo para baixo. Uma das únicas coisas NASA traz para este jogo é a questão térmica, instrumentos infravermelho do sensor MODIS [Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer] e de satélite Landsat, além da capacidade de avaliar a "evapotranspiração", que é essencialmente uma medida de quanta água está sendo empregados pela vegetação. Ser mais eficiente sobre o quanto a agricultura está usando a água, é boa para o agricultor e bom para o consumidor.
Quando você olha para o rápido desenvolvimento e crescimento da agricultura ao longo das últimas décadas, é o desenvolvimento sustentável?
Aqui está como eu responderia que: "Não é sustentável, com a forma atual que tomamos decisões e as informações atuais que temos. E todo mundo sabe disso. Você não vai a uma conferência de gestores de recursos hídricos e ouvir alguém dizer: "nós estamos bem." Eu realmente acredito que com as soluções virão as oportunidades. Eu vejo que grande parte do meu papel é fazer com que as informações viabilizadas nas mãos dos cientistas e engenheiros criará condições para que possam descobrir as oportunidades e deixar a indústria, os gestores de recursos hídricos, os decisores políticos e o financiamento público destas oportunidades em soluções.
Patrick Lynch dirige a NASA Earth Science News Team e é baseado no Goddard Space Flight Center, em Washington, DC

Nenhum comentário: