sexta-feira, 25 de março de 2011

Porto de Galinhas - PE

Porto de Galinhas é uma conhecida praia do nordeste brasileiro, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais.
Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e a madeira de Pau Brasil era o principal produto comercializado. No auge da escravidão no Brasil, este porto era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, muitas vezes os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto das "Galinhas".
Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas, de diversas nacionalidades. Eleita em 2008, pela oitava vez consecutiva, a “Melhor Praia do Brasil” pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, Porto de Galinhas, é o destino ideal para quem busca um programa diferenciado. Quando os turistas chegam ao balneário, se encantam com a bela paisagem paradisíaca - que abriga vegetação tropical, bancos de areia e águas cristalinas.
 Com o sol do verão, é fácil pegar um bronzeado dourado à beira-mar. A temperatura morna da água convida as pessoas para um demorado e delicioso banho de mar. A diversão também fica por conta do aquário gigante, mais conhecido como as piscinas naturais que são formadas pelos arrecifes de corais e onde é possível nadar ao lado de peixes coloridos. Para quem quer um pouco de adrenalina, a região também é favorável à prática de esportes radicais, como o surf, kite surf, mergulho e skate. A localidade também oferece passeio ecológico para conhecer a riqueza da fauna e da flora regional. Vale lembrar que além desses atrativos, Porto de Galinhas conta com uma ótima infra-estrutura que inclui rede de hotéis, pousadas e chalés.
Porto de Galinhas, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior. A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.
No balneário, a diversão é garantida. Lá, o visitante encontra várias opções de entretenimento:
-passear de bicicleta, jangada, Jet ski ou buggy;
-mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, em companhia de peixes Tropicais
-conhecer o cavalo-marinho – animal ameaçado de extinção - no projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe;
-fazer trilhas;
-surfar nas praias de Cupe e Maracaípe;
-realizar manobras radicais sob quatro rodas no Porto Skatepark;
-curtir os agitos dos bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe;
-fazer compras na Vila dos Pescadores, no Centro de Porto de Galinhas.
-caminhar à beira-mar.


Nenhum comentário: