sexta-feira, 25 de março de 2011

Rota Romântica - RS

Charmoso roteiro localizado entre a planície do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha, bem próximo à capital do Estado, a Rota Romântica é um roteiro emocionante, irresistível, com boa estrutura receptiva e com diversos atrativos a oferecer ao turista. São vales, campos, cascatas e jardins coloridos, onde você percebe o quanto a natureza foi generosa com essa região.
A arquitetura e a cultura refletem a predominante colonização alemã, com fortes valores culturais regionais.
As treze cidades que o compõem são o destino ideal para quem procura uma viagem diferenciada dentro do Brasil, com paisagens de tirar o fôlego, cercadas de vilarejos tranqüilos e com uma deliciosa culinária colonial. Quem entra nessa aventura, dificilmente fica indiferente à beleza e ao romantismo que os lugares inspiram.
A Rota Romântica é uma rota turística cênica que passa por treze municípios brasileiros localizados na Serra Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul. A região foi primeiramente colonizada por imigrantes alemães na primeira metade do século XIX. A forte influência alemã ainda pode ser admirada nas cidades e distritos. As raízes germânicas são visíveis na arquitetura, gastronomia e inclusive no sotaque e na língua (Riograndenser Hunsrückisch) dos habitantes.
Com aproximadamente 184 km de distância e estendendo-se de São Leopoldo à São Francisco de Paula. Os treze municípios ao longo da rota são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Os municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula também fazem parte da Região das Hortênsias, um dos destinos turísticos mais populares do país durante o inverno e períodos de férias, pelo seu cenário deslumbrante, com rica herança cultural européia e arquitetura pitoresca.
O folclore apresenta desde a cultura alemã até a essencialmente gaúcha. Possui uma economia bem diversificada, destacando-se em vários setores, desde calçados, produtos em couro e afins, até a indústria alimentícia, a moveleira, as confecções, a metalurgia, bem como o próprio turismo, de fortes características religiosas e rurais. Época recomendada para visitar: nas festas municipais; durante o período natalino; no outono e no inverno, por ter um clima diferente de todo o país
Ao passar por quatro regiões distintas, este mosaico de roteiros turísticos contempla grandes cidades, como Novo Hamburgo e São Leopoldo, que têm cada uma delas mais de 200 mil habitantes, com grandes universidades e indústrias, passando por cidades de tamanho bem pequeno, como Picada Café e Presidente Lucena, que têm menos de 5 mil habitantes, passando também pelos maiores expoentes do turismo nacional, como Gramado e Canela.
Culturalmente o caldo é ainda mais interessante, pois, neste pequeno universo pode-se desfrutar de todas as culturas, desde a açoriana, passando pela cultura japonesa, italiana e a gastronomia francesa, que predomina em Gramado, até o tradicionalismo gaúcho em São Francisco de Paula, onde os trajes predominantes são a pilcha e também o lugar onde nasceu o único ritmo musical originado no estado, o Bugio.






Nenhum comentário: