domingo, 14 de agosto de 2011

Padova - Itália

Mais conhecida, talvez, como a cidade de Santo António, Pádova é um dos maiores centros de arte italiana, marcada por 3000 anos de história.
Desde o séc. IV A.C. o mais importante centro dos Venetos; Patavium, tornou-se uma das mais prósperas cidade do império romano. No XII século, Pádova era um município livre: nos dois séculos sucessivos conhece um rápido desenvolvimento e com a dominação dos Carraresi (1338-1405) alcança o ápice da sua potência política, alargando o seu domínio sobre boa parte do Veneto central. É um período de extraordinário fervor religioso, econômico e cultural que deixou sinais indeléveis sobre a cidade:a muralha medieval, os grandes edifícios civis e religiosos, em primeiro lugar entre todos a Basílica do Santo iniciada no 1232, e a fundação da Universidade (1222), a segunda da Itália.
O panorama artístico é dominado pela figura de Giotto, que realiza em Pádova, na Capela dos Scrovegni, a sua obra prima. Em 1405 Padova é unida ao domínio de Veneza, porém mantém a superioridade artística até à metade do séc. XIV graças a Donatello e Mantegna. No séc. XV, sob o governo da Serenissima, Pádova conhece uma grande renovação. A universidade vive um período de grande fulgor: ali ensina entre outros, Galileo Galilei, e inauguram-se o Orto Botânico e o Teatro Anatômico, os primeiros da Europa.
Também o território provincial possui um patrimônio artístico, naturalístico e cultural amplo mas pouco conhecido. Só pensar na riqueza da flora das Colinas Euganeas, as inúmeras vilas e castelos espalhados sobre todo o território, os santuários, os monastérios, as igrejas edificadas pelas ordens monásticas e lugares de alta espiritualidade, às cidades com muralhas medievais (Monselice, Este, Montagnana, Cittadella), aos curso de água, aos casarões de campo.  E se Pádova quer dizer Santo Antônio, as Termas Euganeas (com Abano e Montegrotto entre elas) são sinônimas - para centenas de milhares de pessoas que provém de muitos países do mundo - de bem-estar, saúde e cura do corpo.


Nenhum comentário: