domingo, 14 de agosto de 2011

Desafios da Vida – Parte I

 Porquinho-da-índia, pintinho e jabuti são exemplo de que animais de diferentes espécies podem conviver em clima amistoso. Por outro lado, não se aconselha colocar pássaros e felinos no mesmo ambiente. Quem tem um ou mais cães em casa geralmente não deseja a presença de um gato. Já quem gosta de felinos costuma não apreciar a companhia de cachorros. Porém, ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, a convivência pacífica entre cães e gatos em ambientes domésticos não é impossível e se caracteriza até como algo comum. “A amizade entre cães e gatos depende muito da forma como é estabelecida. Geralmente, os animais se dão muito bem quando convivem uns com os outros desde filhotinhos. Muitas vezes, chegam até a dividir o mesmo espaço na hora de dormir e a realizar brincadeiras”, comenta a médica veterinária da clínica Estimacão, em Curitiba, Simone Aparecida Paulik. Quando os animais já são adultos e são impostos à convivência repentina, o bom relacionamento normalmente se torna mais difícil, mas também não impossível. O problema é que geralmente o cão (na maioria das vezes o macho) se acha dono do espaço e começa a sentir ciúme quando as atenções são voltadas ao gato ou mesmo a qualquer outra espécie de animal.
“Algumas raças - como rottweiler, pit bull ou mesmo alguns vira-latas - podem ter maior dificuldade em se acostumar com a presença de um novo companheiro. Por isso, para evitar que a situação resulte em depressão do animal, estresse ou mesmo agressões físicas entre os indivíduos, é aconselhável que a introdução do novo morador seja feita aos poucos. O ciúme geralmente é dos cães, mas os gatos não estão livres de senti-lo. Simone revela que tem em casa nove cachorros e cinco gatos, que foram adquiridos posteriormente. Ela lembra que, há algum tempo, dois felinos desapareceram da residência após a chegada de novos moradores. “Eles começaram a e afastar aos pouquinhos e desapareceram de vez. Os gatos geralmente possuem uma personalidade mais forte que a dos cães, mas isso muitas vezes não os impede de sentir que o próprio espaço está sendo invadido”. Apesar do desaparecimento, os animais que vivem com a veterinária possuem um bom relacionamento, dificilmente gerando problemas.
Outras espécies
Também é comum acreditar que quem tem aquário não deve adquirir um gato. Porém, a veterinária explica que não é comum os peixes serem devorados pelos felinos, como geralmente acontece em desenhos animados. “O gato é muito atraído pelo movimento. Por isso, ele até pode chegar perto do aquário, mas dificilmente vai tentar capturar os peixes, pois tem muito receio da água.” A mesma tranqüilidade não deve ser mantida por quem tem felinos e pássaros. Por instinto, os gatos podem querer caçar os pássaros para comê-los ou simplesmente para matá-los.
Já chinchilas, hamsters, porquinhos-da-índia e coelhos dificilmente podem ser mantidos no mesmo ambiente de cães. Isso porque, também por instinto, os cachorros podem querer caçá-los e acabar por matá-los. O mesmo vale para os gatos quando impostos à presença de hamsters.

Nenhum comentário: