terça-feira, 28 de junho de 2011

Genios da Ciencia – Darwin

Charles Robert Darwin (12 de fevereiro de 1809 - 19 de Abril 1882) foi um Inglês naturalista. Ele estabeleceu que todas as espécies de vida tivessem descido ao longo do tempo a partir de ancestrais comuns, e propôs a teoria científica que este padrão de ramificação da evolução resultou de um processo que ele chamou de seleção natural.
Ele publicou sua teoria com provas convincentes para a evolução em seu livro de 1859 Sobre a Origem das Espécies, superando a rejeição de conceitos científicos anteriores da transmutação das espécies. Na década de 1870 a comunidade científica e grande parte do público em geral aceita evolução como um fato. No entanto, muitas favorecidas explicações concorrentes e não foi até o surgimento da síntese evolutiva moderna dos anos 1930 à década de 1950 que um amplo consenso desenvolvido que a seleção natural foi o mecanismo básico da evolução. Em forma modificada, a descoberta científica de Darwin é a teoria unificadora da ciências da vida , explicando a diversidade da vida.
Interesse precoce de Darwin na natureza levou-o a negligenciar sua educação médica na Universidade de Edimburgo, em vez disso, ele ajudou a investigar invertebrados marinhos. Estudos na Universidade de Cambridge incentivou sua paixão pela ciência natural. Sua viagem de cinco anos no HMS Beagle estabeleceu-o como um eminente geólogo cujas observações e teorias apoiadas Charles Lyell 's uniformista idéias, e publicação de seu diário da viagem o tornou famoso como um autor popular.
Intrigado com a distribuição geográfica da fauna e fósseis que ele coletou durante a viagem, Darwin começou investigações detalhadas e em 1838 concebeu sua teoria da seleção natural. Embora ele discutisse suas idéias com vários naturalistas, ele precisava de tempo para uma extensa pesquisa e sua geologia tinha prioridade. Ele estava escrevendo a sua teoria em 1858, quando Alfred Russel Wallace enviou-lhe um ensaio que descreveu a mesma idéia, o que levou a publicação conjunta imediata de ambos de suas teorias. Em 1871, ele examinou a evolução humana e seleção sexual em The Descent of Man, e Seleção em Relação ao Sexo, seguido por A Expressão das Emoções no Homem e nos animais. Sua pesquisa sobre plantas foi publicada em uma série de livros, e em seu último livro, ele examinou as minhocas e seus efeitos sobre o solo.
Em reconhecimento da preeminência de Darwin como cientista, ele foi homenageado por um funeral grande cerimonial em Westminster Abbey, onde ele foi enterrado perto de John Herschel e Isaac Newton. Tem sido descrito como uma das figuras mais influentes na história humana.

Nenhum comentário: