sexta-feira, 25 de março de 2011

Uso do Protetor Solar Deve Ser Constante

A luz solar faz bem ao nosso corpo proporcionando bem-estar e contribuindo para a formação da vitamina D, fundamental para os ossos. No entanto, a população necessita se proteger adequadamente dos seus efeitos nocivos antes de se expor à essa radiação, principalmente para prevenir o câncer de pele. Os efeitos da radiação UV são cumulativos e a indústria cosmética tem apresentado soluções cada vez mais inovadoras trazendo uma nova geração de protetores solares específicos para cada tipo de pele e necessidades.
No campo, na praia ou na cidade, a pele fica diariamente exposta à luz solar. As radiações ultravioletas, especialmente as UVB, são as mais danosas à pele podendo desorganizar o ADN celular, atacar as fibras da pele e causar diversos efeitos ao sistema imunológico. Em conseqüência disso, temos o envelhecimento precoce da pele, manchas irreversíveis, queimaduras e cada vez mais o aumento de casos de câncer de pele.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente ele apresenta altos percentuais de cura.

Uso correto
O protetor solar em formulação cosmética trata-se de um forte aliado para amenizar os efeitos nocivos à pele e foi desenvolvido para que as pessoas pudessem aproveitar os dias de sol, realizar atividades esportivas ao ar livre ou curtir uma praia sem riscos à saúde. Porém, as pessoas ainda utilizam de maneira inadequada o produto, seja aplicando somente após iniciar a exposição ao sol e às vezes em quantidade insuficiente. Quando estão na praia, ou em outras atividades nas quais se fica totalmente exposto ao sol, alguns aplicam o produto nos braços, ombros, costas e rosto, mas se esquecem de passar nas pernas, orelhas e pés. Os carecas também têm que aplicar nas regiões desprovidas de pelos para aumentar a eficácia da aplicação.
No entanto, a foto proteção não se restringe aos finais de semana na praia: todos e, principalmente, os profissionais que trabalham ao ar livre também precisam estar atentos à utilização freqüente do protetor solar.
Para se proteger adequadamente, é necessário escolher protetores solares que bloqueiem os raios UVB e UVA observando o Fator de Proteção Solar (FPS): quanto maior o FPS maior será a proteção oferecida pelo produto contra os raios ultravioletas. Outros procedimentos devem ser adotados para uma exposição ainda mais segura ao sol: utilizar o protetor solar 30 minutos antes da exposição direta ao sol ou à luz artificial, reaplicá-lo a cada duas horas, não descuidar da alimentação equilibrada, pois, alimentos ricos em vitaminas A e D melhoram o aspecto da pele e intensificam naturalmente o bronzeado.
Se você quer curtir o sol e mostrar um bronzeado saudável, deve considerar no seu cardápio frutas e vegetais como cenoura, mamão, manga, melão, abóbora, laranja e as folhas verdes, como salsa, repolho, couve, espinafre e agrião, ricos em betacaroteno, nutriente que se transforma em vitamina A no organismo e protege as células dos danos solares e por fim abusar de outro hábito saudável, a ingestão de líquidos em forma de água ou sucos que ajudaram no bom funcionamento do metabolismo celular de todo corpo.
Inovações no mercado
Atualmente os protetores solares representam 2% do mercado mundial de produtos cosméticos e por volta de 7% do mercado brasileiro, representando em números absolutos US$ 6 bilhões e US$ 400 milhões, respectivamente. Apesar dos pequenos índices, o segmento promete crescer 23% no mundo e 63% no Brasil, nos próximos cinco.anos.
A indústria cosmética tem incentivado a população a utilizar foto protetores por meio de produtos multifuncionais, ou seja, cosméticos que contêm em sua formulação ativos que promovem a hidratação, nutrição e a foto proteção da pele e cabelos.
Hoje encontramos no mercado diversos produtos cosméticos multifuncionais, cremes hidratantes com FPS, anti-aging, batons e até maquiagens que protegem o consumidor dos danos solares comenta Alberto Keidi Kurebayashi, Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.
As indústrias têm intensificado as pesquisas científicas e por isso a população tem acesso a produtos foto protetores seguros e eficazes — finaliza.

Nenhum comentário: