segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cidades Históricas - Santa Maria - RS

Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com 268.969 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2009 é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.

História
A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região, em 1797.Durante a Revolução Farroupilha chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates
A cidade conserva prédios históricos de valor como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria. A UFSM conta atualmente com mais de 15 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.
Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino a cidade é conhecida como Cidade Cultura.Santa Maria também é denominado o município Coração do Rio Grande (devido a sua localização Geográfica). O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro

Subdivisões
Santa Maria é um município dividido em 10 distritos que, com exceção do 1º Distrito (Sede) — dividido em 41 bairros —, não têm subdivisões, ou seja, possuem um único bairro, homônimo ao distrito a que pertence.Para fins administrativos o distrito da Sede é distribuído em Regiões Administrativas, um conjunto de bairros unidos de acordo com localização e características, e, os demais distritos, cada um, possui uma subprefeitura.Dessa forma, Santa Maria possui 50 bairros oficiais, que por sua vez contêm Unidades Residenciais — a menor unidade urbana, ou rural, de relação e convivência —, que ligam unidades habitacionais dentro de um sistema viário, identificadas por loteamento, condomínio residencial, parque residencial, jardim residencial, vila, localidade, quilombo e cohab, entre outras, distribuídas dentro da unidade de vizinhança (bairro).

Geografia
O "Vale do Diabo" ou "Garganta do Diabo". Um vale entre duas montanhas, ao norte da cidade, sobre o qual existe uma ponte em curva, bastante peculiar, por onde passa a BR 158, ligando Santa Maria ao município de Itaara e, consequentemente, a toda metade norte do estado do Rio Grande do Sul.
Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois situa-se em uma região cercada por morros, do final do derramamento basáltico ocorrido no Pleistoceno. Quando há vento Norte, é muito forte, chegando a 100 km/h. Sua população estimada em 2009 era de 268.969 habitantes.
• Altitude mínima: 41 m acima do nível do mar
• Altitude média: 113 m acima do nível do mar
• Temperatura média: 18,5 °C
• Clima: subtropical úmido
• Precipitação pluviométrica média: 1700 mm
Economia
Santa Maria, por sua posição geográfica central e por situar-se na metade sul do estado, foi, desde os tempos do império, historicamente estratégica na questão dos conflitos com os "países do prata". Por esse motivo, por várias décadas os investimentos concentrados no local foram referentes à segurança nacional.
Assim formaram-se uma estrutura e uma vocação econômica do município voltada para a prestação de serviços, posteriormente acentuada com o estabelecimento dos serviços públicos estatais e federais e com o desenvolvimento do comércio.
As bases econômicas do município podem ser comprovadas pelos empregos ofertados. Os dados disponíveis revelam a alta importância do setor terciário, destacando-se o comércio, os serviços públicos, incluindo os da Universidade Federal de Santa Maria, e os militares.
Certamente a grande massa e fluxo monetário na cidade de Santa Maria dependem fundamentalmente do serviço público. Como já salientado anteriormente, Santa Maria destaca-se na região, no estado e no país como cidade portadora das seguintes funções relacionadas à prestação de serviços: comercial, educacional, médico hospitalar, rodoviário e militar policial.
Estas funções urbanas terciárias absorvem mais de 80% da população ativa da cidade, salientando-se principalmente o setor ocupado em atividade comercial e educacional. Ainda no aspecto funcional da cidade, aparece em segundo lugar o setor primário (agropecuário) e em terceiro lugar, o setor secundário, que no geral são indústrias de pequeno e médio porte, voltadas principalmente para o beneficiamento de produtos agrícolas, metalurgia, mobiliários, calçados, laticínios, etc.

Demografia
No sistema urbano do Rio Grande do Sul (dados do IBGE), Santa Maria é a 5ª maior cidade do estado em população, depois de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas.
O município possui grande poder de atração populacional, que o transformou em importante centro regional e forte centro de polarização.

Educação
A cidade é o berço do geoparque da Paleorrota e da paleontologia no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em 1902 foi coletado um Rincossauro em Santa Maria que viria a ser o primeiro fóssil da América do Sul. O paleontólogo Llewellyn Ivor Price é natural de Santa Maria e foi um dos primeiros paleontólogos do Brasil. Price coletou o Estauricossauro o primeiro dinossauro brasileiro. A cidade está sobre um enorme depósito de fósseis. Possui mais de vinte sítios paleontológicos, entre eles destacam-se:
Em outubro de 2009, começou a distribuição gratuita de mil exemplares do livro Vertebrados Fósseis de Santa Maria e Região. O livro será entregue a instituições, escolas e bibliotecas de Santa Maria, com a finalidade de difundir o ensino deste assunto na região. O livro foi publicado pela câmara de vereadores da cidade.

Esportes
O Esporte Clube Internacional de Santa Maria surgiu da idéia de se criar um clube de futebol que pudesse fazer frente ao Riograndense Futebol Clube, que na época era uma potência com reconhecimento em toda a região e no Estado, e que representava a comunidade ferroviária da cidade. Nascia assim, a rivalidade das duas torcidas e o clássico Rio-Nal. Outro Clube que também teve destaque principalmente na década de 1960 foi o Guarani Atlântico, localizado na Unidade Residencial Vila Kennedy, no bairro Salgado Filho. Hoje o Guarani possui o seu campo original e um ginásio construído pela Prefeitura de Santa Maria



Nenhum comentário: