terça-feira, 21 de setembro de 2010

Amazônia - Biomas do Brasil

O bioma Amazônia abrange 5% da superfície terrestre do planeta e 40% da América do Sul, sendo 61% em território brasileiro. A região do Amazonas possui a maior rede hidrográfica do mundo, fornecendo 20% do volume mundial da água doce. É considerada a maior reserva de biodiversidade da Terra.

A Floresta Amazônica abrange cerca de 4 milhões de km2 (50% do território brasileiro), dos quais 200.000 km2 foram reconhecidos em 2001 como Reserva da Biosfera. O Complexo da Amazônia Central (60.000 km2) incluindo o Parque Nacional Jaú (22.000 km2) foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2000.
Os processos geológicos e climáticos do Pré - Cabriano são responsáveis pela topografia da Amazônia de hoje. Antigamente a bacia Amazônica estava coberta por um grande lago chamado "Belterra". Com o choque da placa sul americana com outra no Oceano Pacífico há 130 milhões de anos atrás (Mesozóico), os Andes se levantaram e os atuais rios começavam a cavar seus leitos. Assim surgiram três tipos característicos de topografia do bioma Amazônia: planaltos, planícies e depressões. É justamente esta topografia do bioma Amazônia junto com a qualidade da água dos rios que determina as características dos seis ecossistemas principais do bioma Amazônia.

A Terra Firme ocupa a maioria dos 7 milhões de km2 da Amazônia. É uma floresta que nunca se inunda e se estende sobre uma grande planície, de até 130 a 200 metros de altitude até as escarpas das montanhas. Este ecossistema da Amazônia tem inúmeras adaptações à pobreza em nutrientes. As árvores que a compõe são capazes de se abastecer com nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas as suas raízes. Esta floresta especialmente rica em aráceas epífitas é, comparando-a com a Mata Atlântica, relativamente pobre em bromélias e orquídeas. No sub bosque da floresta, destacam-se especialmente as palmeiras e as lianas.

A Várzea são áreas periodicamente inundadas pelas águas brancas ou turvas de rios, como o Solimões, o Amazonas ou o Madeira. Estes rios percorrem terras ricas em minerais e suspensões orgânicas. A fertilidade destas águas brancas e dos solos aluvionares trazidos pelas mesmas faz com que a flora e fauna desta parte da Amazônia é uma das mais ricas e produtivas. Os rios são ricos em peixes e há várias espécies de mamíferos aquáticos, como os golfinhos de rio, o peixe-boi, a ariranha e as lontras. Na avifauna predominam as aves aquáticas, tais como as garças, biguás, jaçanãs, mucurungos e patos. A alta produtividade da Floresta Amazônica de várzea tornou possível o povoamento da região pela população indígena, bastante densa nos tempos do descobrimento.

Os Igapós são áreas permanentemente inundadas por águas claras de rios que descem do Planalto Central em direção norte como o Tapajós, o Tocantins, o Xingu, o Araguaia, e pelas águas de rios negros que descem do Altiplano de Guianas na direção sul, como o rio Negro. Tanto os rios de águas claras como os rios de águas negras são pobres em minerais e nutrientes. Conseqüentemente, a flora e fauna desta parte da Amazônia, diferente da várzea, também é uma das mais pobres. Algumas árvores possuem grande resistência às inundações prolongadas e sobrevivem vários anos imersas permanente. O Igarapé se caracteriza por pequenos rios que cruzam as florestas deVárzea. Ali se desenvolvem árvores enormes, como a maparajuba, que chega a atingir 40 m de altura. O Cerrado possui uma floresta baixa com árvores pequenas e retorcidas. Esta floresta se encontra no nordeste e no Planalto Central da Amazônia, com uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares.

A Caatinga se apresenta como uma formação de estrato arbustivo e espinhoso com folhas duras, situada sobre as areias brancas do rio Negro.



Nenhum comentário: