segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fique Atento. Legislação para uso de Cadeirinhas de Segurança nos Automóveis

Dirigir com criança no carro é um sufoco. Elas não param quietas, resmungam, tiram a atenção do motorista, além de exercitarem ao máximo a curiosidade mexendo e remexendo nas peças do carro. A solução mais simples contra toda essa euforia, antes optativa, tem agora procedimentos legais: a instalação da cadeirinha de segurança se torna obrigatória para crianças com até sete anos e meio, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Os infratores levam uma multa, atualmente calculada em R$ 191,54, assim como os sete pontos na carteira, que corresponde a uma infração gravíssima.
A lei é oportuna, já que quem corre para lá e para cá com os pequenos a bordo já deveria usar essa proteção. No Brasil, mais de 2 mil crianças e adolescentes morrem, anualmente, em acidentes de carro. E mais 38 mil sofrem lesões irreversíveis em alguns casos.
Estimativas internacionais indicam que a cadeira infantil, quando instalada e usada adequadamente, reduz os riscos de morte em 71% e a necessidade de hospitalização em 69% dos casos. Esses números são muito importantes, já que o tratamento de fraturas em crianças é mais difícil, já que os ossos ainda não estão completamente desenvolvidos. Os dados são do Insurance Institute for Highway Safety, entidade americana que faz pesquisas voltadas à prevenção de acidentes de trânsito
Estudos mostraram que quando a criança é levada no colo, o que muitas mães acham uma forma segura de transportá-la, o risco de morte não diminui, pois a energia em uma batida de carro a 50 km/h é tão grande, que é impossível manter a criança nos braços.

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-br&amp;brand=v5%5E544x306&amp;from=sp&amp;vid=ed270cea-0042-419a-86d6-6dbfb30d1863&amp;src=FLCP:sharebar:embed:null" target="_new" title="Legislação para uso das cadeirinhas de segurança">Vídeo: Legislação para uso das cadeirinhas de segurança</a>

Nenhum comentário: