sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cataratas do Iguaçu

Em um ponto do hemisfério sul, mais exatamente no coração da América do Sul, quatro elementos da natureza manifestam-se em sua plenitude.
Patrimônio natural da humanidade tombado pela UNESCO, este lugar é envolto por terra, fogo, ar e água, muita água, para encanto de milhares de turistas que o contemplam todos os dias e chamam de Caratas do Iguaçú.
Ao redor delas, a terra é incrívelmente fértil. Do solo avermelhado levanta-se uma floresta imponente e densa, a maior reserva de mata pluvial subtropical do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu com 252 mil hectares espalhados por dois países, o Brasil e a Argentina.
O ar que paira absolutamente puro, carregado de umidade, limpa os pulmões de quem vive nas grandes metrópoles.
As Cataratas do Iguaçú, como o nome indica, estão localizadas próximo à foz do Rio Iguaçú, na fronteira de Brasil e Argentina, no coração da América de Sul. Em guarani, “Iguaçu” significa “água grande”. Estão formadas por 275 quedas de até 70 m. de altura. A famosa “Garganta do Diabo” permite que nos aproximemos da imponente queda d’água a distância de apenas 50m. Oferece imperdíveis aventuras aquáticas e reúne uma grande variedade de fauna.
As águas que se lançam das quedas nascem em Curitiba, aos pês da Serra do Mar, a menos de 100 km. do Atlântico Sul, percorrem 910 km. em direção ao interior do continente até desembocarem no Rio Paraná, 23km. depois das Cataratas.
Para conhecê-las, o visitante pode partir das cidades de Foz de Iguaçú, no Brasil, Puerto Iguazú, na Argentina, ou mesmo Ciudad Del Este, em Paraguai, os três vértices da chamada região trinacional. As três cidades dispõem de aeorportos internacionais com capacidade para receber aeronaves de grande porte, com vôos diários para São Paulo, Buenos Aires e Assunção. O acesso rodoviário também é possível, facilitado por estradas em boas condições.
Cataratas do Iguaçú
As Cataratas do rio Iguaçu, uma das maiores belezas naturais da Argentina. Está situado em plena selva subtropical de grande riqueza natural no norte da Província de Missiones e abrange uma superfície de 67.000 hectares.

Nenhum comentário: