segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Beterraba Açucareira

A beterraba é uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e qualquer problema de inflamação. Já os sais minerais como sódio, potássio, zinco e magnésio têm a função de: proteger o organismo contra perda excessiva de líquidos, ajudar no bom desempenho das atividades físicas; ativar os tecidos cerebrais e regular as funções musculares e nervosas. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.
A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.
A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
A beterraba é usada também como combústivel alternativo na Europa, sendo usada para a preparação de etanol, processo utilizado principalmente na França
A beterraba açucareira é semeada na Primavera e colhida no Outono. A raiz da beterraba enterra-se profundamente no solo. Aprecia os solos que se mantêm frescos no Verão. A cultura da beterraba açucareira pratica-se assim nas regiões com verões húmidos e onde os solos são móveis. Os agricultores controlam a aplicação de adubos e acompanham de perto os inimigos da beterraba, para que esta mantenha uma boa quantidade de açúcar. Com as variedades actuais, os rendimentos atingem facilmente 60 toneladas de beterrabas por hectare.
As refinarias foram instaladas nas regiões de produção: estas fábricas extraem o açúcar das beterrabas.


Nenhum comentário: