terça-feira, 12 de abril de 2011

Endeavour - Desafio Espacial

O Ônibus Espacial Endeavour (designação de Veículo Orbital OV-105 da NASA) é o quinto e mais recente ônibus espacial a ser construído pela NASA.
A construção do Endeavour começou em 1987 com o objetivo de substituir o Challenger, destruído durante um acidente em 1986. Peças sobressalentes das estruturas do Discovery e do Atlantis foram usadas na sua construção. A decisão de construir o Endeavour foi preferida à alternativa de reaparelhar o Enterprise porque o custo era menor.
Endeavour foi lançada pela primeira vez em 1992 e teve como primeira missão interceptar e relançar um satélite que saíra da rota padrão. Em 1993 fez sua primeira missão de serviço ao Telescópio Espacial Hubble. O Endeavour saiu de serviço por oito meses em 1997 para reajustes, incluindo a instalação de uma nova escotilha pressurizada. Em dezembro de 1998, ela entregou o módulo da Estação Espacial Internacional.
O nome do vaivém espacial Endeavour foi dado em homenagem ao navio Endeavour comandado pelo navegador inglês James Cook na sua viagem de exploração do Oceano Pacífico no século XVIII. O nome também é uma homenagem a outro Endeavour, o módulo de comando da Apollo 15.
Tabela de Voos Realizados
Até fevereiro de 2003, o ônibus espacial Endeavour tinha feito dezenove vôos, passou 206 dias no espaço e completou 3,259 órbitas ao redor da Terra. Seu último vôo ocorreu em novembro de 2002, sendo posteriormente retirado de serviço para seu aperfeiçoamento e atualização de sua aviónica e de sua fuselagem, para uma maior segurança dos vôos.









Nenhum comentário: