domingo, 13 de março de 2011

Diagnóstico da Diabetes

Diagnóstico
O teste para medir a quantidade de glicose no sangue é rápido e o preferido dos médicos para diagnosticar tanto o diabetes do tipo 1 quanto a do tipo 2. O ideal é realizar o teste logo pela manhã para que o resultado seja mais confiável. Ainda assim, o diagnóstico desta doença pode ser feito através de um destes três testes, com a confirmação positiva em um segundo teste feito em outro dia:
Por meio de um exame feito a qualquer hora o dia que confirme uma taxa de glicose superior a 200mg/dL junto com outros sintomas de diabetes
Taxa de glicose igual ou superior a 126mg/dL após oito horas de jejum também indica diabetes
Um teste oral ou por meio de uma amostra de sangue no qual a quantidade de glicose seja igual ou superior a 200 mg/dL também pode indicar que o paciente tem diabetes. O exame é realizado duas horas após o paciente terem bebido um líquido com 75 gramas de glicose dissolvidos na água. Este teste, que pode ser feito em laboratório ou no consultório médico, mede o nível de glicose de tempos em tempos ao longo de um período de três horas.
Quais as outras formas de problemas relacionados ao metabolismo da glicose?
Pessoas com problemas relacionados à glicose que estão em um estado entre o considerado normal e o chamado pré-diabetes correm o risco de desenvolver não só o diabetes propriamente dito, mas também de sofrer ataque do coração e derrames. Estudos científicos sugerem, no entanto, que perder peso (no caso dos obesos e gordinhos) e aumentar a atividade física podem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes. São duas as formas de pré-diabetes:
Disglicemia ou Glicemia de jejum alterada
Tem disglicemia uma pessoa cuja presença de glicose no sangue quando em jejum fique entre 100 e 125 mg/dL. Este nível é maior do que o normal, mas menor do que aquele que indica a presença de diabetes.
Tolerância à glicose prejudicada
Se a tolerância à glicose está prejudicada significa também que a quantidade de açúcar no sangue está alta, nas não o suficiente para ser diagnosticada como diabetes. A diferença em relação à disglicemia é o nível de glicose no sangue é um pouco mais alto entre 140 e 199 mg/dL duas horas após o paciente ter ingerido um líquido com 75 gramas de glicose.
Pré-diabetes
Pré-diabetes, conhecida também como disfunções relacionadas à tolerância à glicose, é um problema que não apresenta sintomas. Ela está quase sempre presente antes de as pessoas desenvolverem a diabetes do tipo 2. Cada vez mais médicos têm reconhecido a importância do diagnóstico da pré-diabetes para prevenir o aparecimento de problemas de saúde mais sérios. O diagnóstico e tratamento precoce da pré-diabetes ajuda a prevenir o diabetes do tipo 2, que está relacionada a outras doenças como as do coração e dos rins.
Em que situações devo fazer exames para saber se tenho pré-diabetes?
Tem mais de 45 anos
Tem algum fator de risco para diabetes
Está acima do peso, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25
Tem histórico de diabetes gestacional ou deu à luz a uma criança com mais de quatro quilos
Tem problemas decorrentes da síndrome metabólica, como altos níveis de colesterol e triglicérides, obesidade, hipertensão e resistência à insulina
Tem ovário policístico
Como diagnosticar pré-diabetes
Seu médico poderá lhe pedir dois tipos de exame: glicemia de jejum e teste oral de tolerância à glicose. Durante o primeiro teste, o nível de glicose no sangue será analisado após oito horas de jejum. Ele determinará se seu corpo metaboliza de maneira correta a glicose. Se o nível de glicose for anormal, você poderá ter um problema chamado disfunção na glicose de jejum , o que sugere pré-diabetes.
Entenda o que significam os resultados do exame de glicemia de jejum:
Condição Glicemia de Jejum
Normal: Menor do que 100mg/dL (miligramas por decilitro)
Pré-diabetes: Entre 100 mg/dL - 125 mg/dL
Diabetes: Acima de 126 mg/dL em dois ou mais testes
O outro teste laboratorial que seu médico pode lhe pedir é o de tolerância oral à glicose. A quantidade de açúcar no sangue será medida duas horas após você ingerir um líquido com 75 mg de glicose. Se o nível de açúcar estiver acima do normal, você será diagnosticado como tendo deficiência na tolerância à glicose.
Como tratar a pré-diabetes?
Alimente-se de comidas saudáveis e perca peso caso seja necessário. Se você perder entre 5% e 10% já fará uma grande diferença
Exercite-se. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios, cinco vezes por semana. Se você achar que 30 minutos são muita coisa, separe-os em três seções de dez minutos. O que importa é que você cumpra uma rotina de 150 minutos de atividades físicas por semana ,pare de fumar, trate a pressão alta e o colesterol
Diagnóstico do diabetes gestacional
Todas as mulheres precisam fazer testes para verificar se estão ou não com diabetes gestacional. O ideal é que o teste para medir a quantidade de açúcar no sangue seja feito entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. No exame você precisará beber um líquido doce, que contém 50 gramas de glicose. O corpo absorverá o açúcar rapidamente e o nível de glicose no sangue subirá num intervalo de 30 a 60 minutos.
Uma amostra de sangue será retirada do seu braço depois de uma hora. O exame de sangue vai demonstrar como a glicose foi metabolizada pelo seu corpo. Se a quantidade de glicose no sangue for igual ou maior do que 140mg/dL, o resultado é considerado anormal. Se isto acontecer, você precisará passar por outro teste poucas horas depois.

Nenhum comentário: