domingo, 19 de setembro de 2010

Cantinho do Chef - Chef de La Fuente




Pudim de Creme de Chocolate



Ingredientes:

4 potes de creme de chocolate (440 g no total)
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina derretida
6 gemas 
Ganache branco com raspas de limão:
80 ml de creme de leite fresco
Raspas de 1/2 limão
100 g de chocolate branco ralado ou picado

Modo de Preparo:
Numa tigela misture vigorosamente com o auxilio de um batedor de arame o creme de chocolate, o leite condensado, o chocolate em pó, a margarina derretida e as gemas. Numa fôrma para pudim pequena e untada, despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus, em banho-maria por 50 minutos coberto com papel alumínio. Retire do forno e deixe esfriar. Para desenformar, esquente levemente o fundo da fôrma e passe uma espátula por toda a lateral. Regue com ganache branco com raspas de limão.

Ganache branco com raspas de limão:

Numa panela em fogo médio, aqueça o creme de leite fresco até ferver, junte as raspas de limão e o chocolate branco ralado ou picado. Retire imediatamente do fogo e mexa até dissolver todo o chocolate. Espere esfriar para usar.


Morangos ao Espeto

Ingredientes:
01 barra de 500 g de chocolate ao leite
01 caixa de morangos
10 espetinhos

Modo de Preparo:
Quebre em pedaços a barra de chocolate. Derreta em banho-maria. Deixe desmanchar, lentamente. Enquanto isso, limpe os morangos de tamanho médio, lave e deixe secar bem. Este é um dos segredos para a receita dar certo. Depois, espete 5 morangos em cada palito. (É preciso cuidado de espetar bem no meio dos morangos) Deixe escorrer. Ponha na geladeira por 10 minutos. Está pronto para ser degustado


Frango com Creme de Cebolas

 Ingredientes                                                        
500 g de maionese
Um pacote de creme de cebola
Três colheres (sopa) de mostarda
2 kg de coxa e sobre coxa de frango
1 kg batata crua e descascadas cortadas em rodelas grossas

Modo de Preparo:
Numa tigela, misture maionese, creme de cebola e mostarda e passe em coxa e sobre coxa de frango. Numa assadeira forrada com rodelas grossas de batata crua, coloque as coxas e sobre coxas temperadas e leve para assar a 250º C por +/- 3 horas.


Os Benefícios à saude do vinho

Quem nunca ouviu dizer que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde? O jornal, por exemplo, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa feita na em Baltimore, nos Estados Unidos, que aponta a substância chamada resveratrol - presente no vinho tinto - como capaz de minimizar os danos provocados por um derrame. Segundo o cardiologista Daniel Goldwasser, há registros de referências às propriedades medicinais da bebida desde a antiguidade. "Textos como o Talmud judaico e tratado de medicina de Hipócrates já citavam a utilização do vinho para a cura de feridas e outras enfermidades", conta ele.
No início da década de 90, um estudo cujo resultado ficou conhecido como Paradoxo Francês observou que as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e os níveis do colesterol considerado ruim, o LDL, eram menores na população francesa, apesar de as pessoas terem uma alimentação rica em gorduras. O segredo seria o consumo diário de vinho tinto. "Aparentemente, quem bebe vinho tinto regularmente adoece e morre menos de doenças circulatórias e do coração, se compararmos com quem não tem esse hábito", explica Daniel.
De acordo com o cardiologista, pesquisas recentes encontraram evidências de que o vinho tinto age retardando o envelhecimento e diminui a incidência de várias doenças diretamente ligadas a esse processo, como as degenerativas cerebrais e o diabetes. "Até o momento, não se sabe ao certo qual a substância do vinho é a grande responsável por esses fatores protetores. O resveratrol é uma das que está na lista", diz Daniel.
Vinho tinto tem mais efeitos benéficos: O tipo de vinho a ser bebido também faz diferença para a saúde, já que as substâncias consideradas protetoras concentram-se na casca das uvas. "O vinho tinto usa a casca da uva no processo de maceração e fermentação. Por isso, o efeito benéfico é maior com o seu consumo do que com o de vinho branco", esclarece Daniel.
Mas, apesar dos benefícios do vinho, o cardiologista não recomenda a ninguém começar a beber, já que os malefícios do álcool acabam se sobrepondo ao que a bebida possa trazer de bom. "Quem quiser tomar vinho deve fazê-lo por prazer e em doses moderadas", afirma Daniel. "Para as mulheres, é considerado consumo moderado a ingestão diária de 15g de álcool (uma taça de vinho). No caso dos homens, a quantidade varia de 15 a 30g (até duas taças)", o especifica. E o profissional ainda faz um alerta: "Nada substitui o acompanhamento médico. O consumo de álcool é contraindicado para hepatopatas graves (que sofrem de doenças do fígado) e hipertensos descontrolados, por exemplo,".












Nenhum comentário: