terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chocolate Suíço

Por que o chocolate suíço é considerado o melhor do mundo? O aroma é de dar água na boca, textura aveludada, o paladar encorpado, o sabor complexo e penetrante já explicariam tudo. Nenhum chocolate no mundo se compara ao chocolate suíço!
Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, eles foram os primeiros a se especializar na arte de produzir e transformar o chocolate nesta delícia que é hoje. Conheça mais sobre a história do chocolate.
História
O chocolate nasceu longe da Europa - e não tão longe do Brasil. Produzido com a semente do fruto do cacau, ele começou a conquista da Europa quando o explorador Hernán Cortés chegou à corte de Montezuma, o imperador asteca do México de 1519.
Cortés experimentou uma bebida amarga chamada Xocolatl, que ali já era consumida há 1000 anos. Ela derivava da planta mais tarde classificada como Theobroma cacao, a bebida dos deuses, e foi levada com ele para a Espanha. Sob a forma de bebida o cacau fez mais sucesso do que como planta - que Cristóvão Colombo havia já levado ao rei Fernando da Espanha, sem no entanto despertar maior interesse.

Cem anos depois, já utilizada com açúcar e baunilha, ela chegava à França. No início do século 18, os ingleses passaram a consumir o produto com leite. Em meados do século 19, os mesmos ingleses criaram o método de adicionar açúcar e manteiga de cacau ao pó torrado e moído das sementes, formando barras para serem comidas.

A primeira fábricaA primeira fábrica de chocolate da Suíça surgiu em 1819, graças ao Sr François Louis Cailler. Desde então os suíços vêm se aperfeiçoando cada vez mais para a produção de chocolates. A maior inovação do mercado foi a adição de leite na fabricação dos produtos em 1875, e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite para ser ingerida como sobremesa. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo.

O produto é tão importante para a economia suíça que o governo estabeleceu uma Associação de Produtores de Chocolate, conhecida como Chocosuisse, para promover o chocolate suíço e manter a alta qualidade de seus produtos.
Para conhecer ainda mais sobre o chocolate suíço, um verdadeiro alimento dos deuses, visite o website da Chocosuisse, em www.chocosuisse.ch. O site conta com a história do chocolate, os meios de produção, receitas e dicas...

Nenhum comentário: