terça-feira, 13 de abril de 2010

A História de Gramado

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela SerraGrande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

A colonização é européia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.



Vocação para o turismo

O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, Gramado desenvolveu uma ampla e qualificada infra-estrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. São 141 hotéis, pousadas e motéis; 9.629 leitos; 1.140 estabelecimentos comerciais; 112 bares e restaurantes capazes de atender 10mil pessoas simultaneamente. O município garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com serviço de emergência 24 horas, sete postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranqüilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear, além do mais, duas delegacias da Polícia Civil e o destacamento da Brigada Militar, garantem a segurança.

A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e a Expo Gramado, que juntos somam 35.000 m2 de área e possuem infra-estrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

Aliás, foram os grandes eventos que deram visibilidade a Gramado. Como é o caso do Festival de Cinema, que terá sua 36ª edição em agosto de 2008, concentrando o cinema latino e brasileiro para si. O Festival de Cinema de Gramado é um evento genuinamente gramadense, contando com o envolvimento da comunidade na sua realização e nunca deixou de ser promovido, mesmo nas piores fases que o país passou nessas 33 edições.

O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos. Mais de 50 espetáculos, alguns dos quais inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício, compõem a festa natalina. A comunidade é parte do espetáculo, participando dos desfiles de Natal na Avenida Borges de Medeiros, enfeitando pinheirinhos na Tannembaunfest ou decorando suas casas e vitrines. O Natal Luz também inovou no Brasil utilizando as garrafas PET na decoração, promovendo a reciclagem dos materiais no embelezamento da cidade. Em Gramado, o clima natalino vai de novembro a janeiro.



Nenhum comentário: